sábado, 28 de maio de 2016
O dia 28 de maio é de extrema importância para as mulheres. A data marca duas lutas para a saúde feminina, o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Ambas têm como objetivo chamar a atenção e conscientizar a sociedade dos diversos problemas de saúde e distúrbios comuns na vida das mulheres.
As mulheres já são maioria no Brasil. Segundo o último censo do IBGE, elas representam 51 % da população brasileira. Com o aumento da expectativa de vida delas, é ainda mais importante prestar atenção à saúde nas diferentes fases da vida. Por isso, é fundamental manter os exames preventivos sempre em dia.
Fonte: http://www.blog.saude.gov.br/35576-dia-internacional-de-luta-pela-saude-da-mulher-e-o-dia-nacional-de-reducao-da-mortalidade-materna.html
quinta-feira, 19 de maio de 2016
19 de maio - Dia mundial do médico de família
O objetivo da data é promover a importância dos cuidados de saúde da pessoa e da sua família, valorizando o papel do médico de família na saúde e bem-estar do agregado familiar.
O médico de família é um profissional que acompanha uma pessoa ou uma família durante vinte a trinta anos, desde a infância à idade adulta, desde a gravidez da mãe à adolescência do filho. Mais do que um médico de doenças, é um médico de prevenção e de pessoas, gerindo questões médicas, psicológicas e económicas.
A equipe do CMS Nicola Albano parabeniza a todos os médicos de família de toda a sua equipe.
Fonte: http://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-do-medico-de-familia/
quarta-feira, 18 de maio de 2016
18/maio - Dia Nacional de Luta Antimanicomial
O objetivo principal deste dia é reavaliar a forma como as pessoas que possuem algum tipo de doença mental são tratadas nos hospitais especializados. A história da Luta Antimanicomial no nosso país teve início na cidade de Bauru-SP há aproximadamente 22 anos, com a manifestação contra as técnicas usadas para tratamentos em hospitais psiquiátricos, a iniciativa surgiu da revolta de familiares e alguns funcionários que não se conformavam com a forma que os pacientes eram tratados.
Porém foi com a reforma psiquiátrica adotada no Brasil em 2001, que um novo modelo de tratamento e assistência aos brasileiros, feito pelo SUS (Sistema único de saúde) é que este quadro foi melhorando, a partir do apoio às pessoas com doenças mentais realizados de forma alternativa.
Apesar das muitas falhas e falta de apoio dos poderes públicos, programas como Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) tem funcionado de maneira eficiente no país, com atividades especializadas e formas dinâmicas de atender pessoas que possuem doenças mentais. O CAPS além de acolher os pacientes com transtornos mentais tem objetivo de promover a sua integração com a família e a sociedade de forma saudável, apoiando na busca de autonomia profissional, proporcionando apoio através de cursos e ensinamentos, garantindo assim que a pessoa se trate das doenças, de forma livre e eficaz.
Fonte: http://blog.pesquisasaude.com/dia-nacional-da-luta-antimanicomial/
18/maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Por que 18 de maio?
Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.
Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.
Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.
O que é violência sexual?
É a situação em que a criança ou o adolescente é usado para o prazer sexual de uma pessoa mais velha. Ou seja, qualquer ação de interesse sexual, consumado ou não.
É uma violação dos direitos sexuais das crianças e adolescentes, porque abusa ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.
Abuso x Exploração
A violência sexual pode ocorrer de duas formas distintas. Abuso sexual é qualquer forma de contato e interação sexual entre um adulto e uma criança ou adolescente, em que o adulto, que possui uma posição de autoridade ou poder, utiliza-se dessa condição para sua própria estimulação sexual, da criança ou adolescente, ou ainda de terceiros, podendo ocorrer com ou sem contato físico.
Já a exploração se caracteriza pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. São quatro formas em que ocorre a exploração sexual: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.
Denuncie
Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o conselho tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária e ligue para o Disque Denúncia Nacional, de número 100.
Você pode agir. Proteja nossas crianças e adolescentes. Faça bonito e disque 100.
Fonte: http://blogtangaraense.com.br/18-de-maio-o-dia-nacional-de-combate-ao-abuso-e-a-exploracao-sexual-de-criancas-e-adolescentes/
domingo, 15 de maio de 2016
15 de maio - Dia do Assistente Social
A expressão Serviço Social é de origem anglo-saxônica e foi utilizada pela primeira vez em 1904 nos Estados Unidos para designar uma escola de Boston para profissionais que atuavam com assistência social.
O Assistente Social consiste na função de prestar serviços aos segurados da Previdência objetivando garantir os direitos e assistência à população marginalizada e menos favorecida, por meio de programas e políticas sociais. O seu campo de atuação vai desde hospitais, creches a serviços de proteção judiciária e conselhos de direitos e de gestão.
A data foi criada em virtude da publicação da encíclica Rerum Novarum pelo Papa Leão XIII, onde arcava o posicionamento da Igreja Católica mediante as problemáticas sociais que assolavam a Europa e, por sua vez, aproximou os assistentes sociais europeus, uma vez que, assumiram o documento tornando-o base fundamental do seu ofício.
No Brasil, o Serviço Social foi criado em 1936, a partir da iniciativa dos grandes líderes da Igreja Católica motivados pela Doutrina Social da Igreja enriquecida por uma nova Encíclica Social: a “Quadragésimo Ano” composta pelo Papa Pio XI e publicada em 15 de maio em 1931 em comemoração aos quarenta anos da RerumNovarum.
Fonte: http://www.ceuma.br/portal/15-de-maio-dia-do-assistente-social/
quinta-feira, 12 de maio de 2016
Campanha de vacinação contra gripe
A campanha de vacinação no CMS Nicola Albano esta um sucesso. Se você tem 60 anos ou mais, tem crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses e 29 dias, é gestante, puérpera até 45 dias, tem doença renal crônica, é cardiopata, tem asma, é hipertenso, diabético, vá até a uma unidade de saúde mais próxima da sua casa. É só até o dia 20, não se esqueça.