sábado, 8 de fevereiro de 2014

Sol contra doenças cardíacas



Mais um motivo para tomar um sol, como se diz, foi divulgado no mês passado. Segundo estudo feito por pesquisadores das universidades de Southampton e Edimburgo, no Reino Unido, a exposição ao raio ultravioleta (UVA) ajuda a reduzir a pressão arterial e os riscos de doenças como infarto ou acidente vascular cerebral (AVC). O responsável seria o óxido nítrico, um composto que tem sua produção elevada pelo organismo quando exposto ao sol.
O óxido é uma substância que está presente em abundância na pele e trabalha na regulação da pressão sanguínea, uma vez que ao sol ela migra da pele para a circulação e produz o relaxamento da musculatura vascular. Com isso, leva à queda da pressão arterial e redução dos riscos das doenças cardíacas.
Mas é preciso estar alerta. Nada de se expor ao sol sem proteção, pois, nesse caso é possível que se troque uma doença por outra. Antes de enfrentar o sol, é preciso o uso de protetores solares e o respeito aos horários de menor incidência, ou seja: antes da 10 horas e após as 15 horas. Muito sol pode provocar queimaduras, envelhecimento precoce e câncer. Lembro que o câncer de pele é um terço dos diferentes tipos de canceres que acontecem no mundo. Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que são mais de dois milhões de câncer não melanoma e 132 mil melanoma.
A exposição inadequada ao sol pode levar a queimaduras, elevação da temperatura da pele, envelhecimento precoce, câncer de pele melanoma e não melanoma, de acordo com a SBD.
A pesquisa publicada na revista científica “The Journal of Investigative Dermatology”, do grupo Nature, constatou que 30 minutos ao sol já produzem os efeitos relatados. O estudo buscou uma resposta ao fato de que diferentes trabalhos não conseguiram anteriormente confirmar que a vitamina D, sob estímulo do sol, teria a capacidade de diminuir a pressão arterial das pessoas em regiões do mundo onde há maior exposição solar.
A aposta deles foi, então, em torno do óxido nítrico. Foram arregimentadas 24 pessoas, que ficaram expostas a irradiação de raios UVA equivalentes a 30 minutos de sol, todos vestidos com camiseta de manga curta e bermuda. Em uma das sessões, para fazer as checagens do estudo, a irradiação foi suspensa e os voluntários ficaram apenas sob o calor das lâmpadas.  Foi constatado, então, que a média da pressão arterial dos participantes caiu quando submetidos ao raio UVA.
Enquanto aguardamos os desdobramentos de mais esta pesquisa, sugiro aproveitarmos a natureza com tudo que nos oferece e, naturalmente, o sol, que aqui no Brasil é tão presente. Lembrando sempre que é possível ter os benefícios com comedimento. Nada de exagerar e correr outros riscos.
Um bom e ensolarado fim de semana para todos nós.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Boa Vista 190 - Alto da Boa Vista

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h

Telefones

Telefone: (21) 2484-2312 | 3389-0580

Tecnologia do Blogger.