Atualmente, sabe-se que 370 milhões de pessoas são diabética. E a maioria dessas pessoas não sabe que tem a doença, pois é possível viver com níveis altos de glicose sem ter nenhum sintoma.
Isso merece destaque porque muitos pacientes tem recebido o diagnóstico de diabetes já com alguma complicação crônica da doença como: infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, amputações de membros, cegueira e doença renal terminal com indicação de hemodiálise. Essas complicações são irreversíveis e o ideal é que possa se fazer o diagnóstico de diabetes antes da instalação de algum fator complicador como esses.
O diagnóstico de diabetes deve ser realizado com uma glicemia sanguínea de jejum.
Glicemias abaixo de 99mg/dl são ditas normais.
Aquelas de 100mg/dl a 126mg/dl é o que se chama popularmente de “pré diabetes” e já devem ser encaminhadas ao médico, muitas vezes necessitando de medicamentos além das mudanças no estilo de vida.
Acima de 126mg/dl já é diagnóstico de diabetes e tratamento deve ser o mais precoce possível e sempre com medicamentos.
http://adisbec.blogspot.com.br/
Atualmente, sabe-se que o atraso na introdução de remédios para abaixar a glicose, com objetivo de deixar o paciente fazer apenas dieta e atividade física, pode custar à vida do mesmo. Não vale a pena retardar o tratamento, pois apenas quando inserido precocemente, junto à mudança no estilo de vida, os remédios podem prevenir as temidas complicações.
Algumas pessoas precisam estar mais atentas e vigilantes em relação à glicose. São aquelas portadoras de fatores de risco para o desenvolvimento de diabetes: obesidade ou sobrepeso, sedentarismo, etilismo (ingestão frequente de bebidas alcoólicas), história familiar, mães que tiveram filhos com mais de 4kg, filhos de mães que ganharam muito peso na gestação ou que engravidaram acima do peso, hipertensão arterial, alterações na taxa de triglicérides e mulheres que são portadoras da síndrome dos ovários policísticos. Esses merecem carinho e atenção com realização de glicemias anuais.
Quando a glicemia está muito alterada provoca alguns sintomas como sede excessiva, vontade de urinar várias vezes ao dia e a noite, aumento do apetite, perda de peso sem fazer dieta, cansaço e fraqueza, visão turva e embaçada, infecções freqüentes e impotência sexual ou perda da libido. Diante desses sintomas o paciente deve procurar de imediato o endocrinologista para evitar que a doença fique ainda mais grave.
A ciência traz grandes novidades no que diz respeito a drogas para o tratamento do paciente diabético. Todas com eficácia importante em relação ao controle da glicose e prevenção das complicações, ou seja, todas atuantes na preservação da qualidade de vida do paciente.
Entretanto, a mudança de estilo de vida permanece como carro chefe tanto na prevenção do diabetes quanto no seu tratamento.
Portanto, existe sim um segredo para tratar o diabetes: amor e coragem.
Coragem para enfrentar o diagnóstico precoce e jamais atrasar a conduta médica. Coragem para promover mudanças necessárias no dia a dia de toda a família.
E assim, aprender a amar o estilo de vida saudável. Só o amor transforma a vida das pessoas. Só com amor pela vida e pela saúde o paciente consegue vencer as barreiras e superar as dificuldades no caminhar desse tratamento.
Com amor e coragem é possível sim superar a glicose alta e as conseqüências que isso trará ao longo do tempo.
Dicas para Fazer as Pazes com seu Diabetes:
- Evite ficar em jejum por períodos prolongados. Faça 5 a 6 refeições ao dia;
- Procure tratamento com endocrinologista para perda de peso;
- Evite açúcares;
- Evite as farinhas e massas em excesso;
- Evite consumir mais de uma porção de fruta por refeição;
- Dê preferência aos alimentos integrais;
- Procure ingerir frutas, verduras e legumes de preferência crus, pois possuem mais vitaminas e fibras;
- Evite alimentos gordurosos;
- Prefira preparações assadas, grelhadas ou cozidas;
- Prefira leite semidesnatado ou desnatado ao invés de integral;
- Seja cuidadoso com o que pedir em restaurantes e lanchonetes. As comidas rápidas (“fast-foods”) geralmente contêm muita gordura e caloria;
- Diminua consideravelmente a ingestão de bebidas alcoólicas, de preferência abolir o álcool do cardápio
- Cuidado com os produtos diets e lights. Se ingeridos em quantidades superiores também sobem a glicose;
- Quando apresentar hipoglicemia, consuma imediatamente uma fonte de açúcar: 1 colher de chá de açúcar ou mel e espere por 15 minutos. Verifique sua glicemia e veja que retornou à normalidade (>70 mg/dl). Se continuar com hipoglicemia, consuma novamente uma fonte de açúcar e aguarde mais 15 minutos. Faça isto até a normalização da glicemia.
FONTE:http://www.patrocinioonline.com.br/blogs/detalhes/4665-o-segredo-do-diabetes.html
0 comentários:
Postar um comentário