segunda-feira, 18 de maio de 2015

18 de maio - Dia da Luta Antimanicomial, Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes






No dia 18 de maio, comemoram-se dois movimentos extremamente importantes, trata-se do Dia Nacional da Luta Antimanicomial o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes.

 O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, criado pela Lei nº 9.970/2000, tem como propósito a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Procura, ainda, criar mecanismos de enfrentamento às ações de abuso e exploração sexual infantojuvenil, incentivar o aumento das denúncias, reforçando o compromisso e responsabilidade social que a sociedade deve ter, além de estimular um olhar diferenciado em relação à proteção das crianças e dos adolescentes.

POR QUE 18 DE MAIO?

Durante o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, realizado em 1987, no município de Bauru (SP), funcionários, familiares e usuários, presentes no evento, decidiram manifestar sua indignação com os tratamentos desumanos impostos aos usuários; lutar pelo fim dos hospitais psiquiátricos e pela implementação de uma política pública de saúde mental focada nos direitos humanos. O Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes – Marca o crime ocorrido no dia 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), em que Aracelli Cabrera, uma criança apenas nove anos, foi brutalmente molestada e assassinada.


Fonte:  http://helenpsicologa.blogspot.com.br/2012/05/dia-nacional-da-luta-antimanicomial-e.html

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Boa Vista 190 - Alto da Boa Vista

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h

Telefones

Telefone: (21) 2484-2312 | 3389-0580

Tecnologia do Blogger.