sexta-feira, 26 de junho de 2015
A venda e o consumo de substâncias ilícitas é um problema que atinge todas as partes do mundo. Além de ser prejudicial a saúde, o consumo ilegal ainda causa outros danos a sociedade, como os aumentos da violência e da lavagem de dinheiro. Com base nessa situação, a ONU decidiu instituir o dia 26 de junho como o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas.
Nessa data, os dados coletados sobre o tráfico de drogas são compilados, e cria-se uma base de estudo. Observa-se os resultados em relação ao ano anterior, descobre que problema em relação ao tráfico e ao consumo aumento ou diminuiu. As métricas feitas a partir dessas informações são essenciais para que medidas sejam tomadas contra esse problema. De acordo com uma análise feita em 2007, o comércio mundial de drogas movimenta 322 bilhões de dólares por ano.
Provisões contra a lavagem do dinheiro e contra o desvio de precursores químicos; apoio logístico para a cooperação internacional na extradição de traficantes; entregas e transferência controladas de produtos e ações educacionais e preventivas são algumas das medidas que dão suporte ao compromisso de combate ao crime internacional ratificado pela Declaração do Milênio. Essa declaração foi sancionada em 2000, e teve a adesão de 191 países.
Fonte: http://blog.helpsaude.com/2012/06/dia-internacional-contra-o-abuso-e.html
quinta-feira, 25 de junho de 2015
segunda-feira, 22 de junho de 2015
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
"Todos são peças importantes no trabalho em equipe, cada um representa uma pequena parcela do resultado final, quando um falha, todos devem se unir, para sua reconstrução."
Essas são as médicas, enfermeiras e dentista da Estratégia de Saúde da Família do CMS Nicola Albano. Estão sempre dispostas a ti acolher na nossa unidade.
- Suliane Mota, médica preceptora.
- Paula Prates, médica preceptora e médica da equipe Boa Vista.
- Luiza Lobato, médica residente da equipe Boa Vista.
- Raymunda Pereira, enfermeira da equipe Boa Vista.
- Mariana Alvarenga, médica residente da equipe Floresta.
- Ana Carolina, médica residente da equipe Floresta.
- Amanda Prutchi, enfermeira da equipe Floresta.
- Amanda Pontes, enfermeira do CMS Nicola Albano que atende os moradores do Morro do Banco.
- Renata Cantisano, dentista das equipes Boa Vista e Floresta.
domingo, 21 de junho de 2015
21 de junho - Que seja bem vindo o inverno
10 dicas para afastar as doenças de inverno
O clima seco e mudanças bruscas de temperatura colaboram para que enfermidades como gripes, resfriados, amidalite e dor de ouvido se espalhem rapidamente. Porém, para algumas pessoas, além desses vilões, é preciso enfrentar outras manifestações que se agravam durante o inverno. É o caso da asma, pneumonia, bronquite, rinite e sinusite.
1 - Mantenha as roupas de cama limpas especialmente os cobertores que costumam ser morada de ácaros;
2 - Retire o pó da mobília e limpe o chão com pano úmido, evitando o levantamento de poeira;
3 - Aproveite os dias de ensolarados para arejar a casa. O sol e o ar evitam que vírus e bactérias se proliferem;
4 - Evite o contato com a fumaça do cigarro;
5 - Use soro fisiológico nas regiões dos olhos e narinas, ele lubrifica a mucosa e evita irritação;
6 - Evite aglomerações de pessoas em lugares fechados e pouco arejados;
7 - Lave as mãos constantemente para evitar que vírus e bactérias se alojem nessa região;
8 - Beba muito líquido, mas evite as bebidas alcoólicas. Água e sucos são importantes para controlar a circulação sanguínea, composição das células, músculos e respiração;
9 - Não use carpetes e cortinas no quarto de pessoas alérgicas, pois eles favorecem o aparecimento de ácaros;
10 - O meio mais efetivo para evitar as doenças do inverno são as vacinas. A antigripal confere imunidade por cerca de um ano e a vacina contra pneumonia pode proteger por cinco anos. No caso dos idosos, a vacina antigripal é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e distribuída gratuitamente pelo governo federal. Não se esqueça de se vacinar em época de campanha.
Por Denise Mello
Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/noticias/10-dicas-para-afastar-as-doencas-de-inverno-143098-1.asp/
21 de junho - Dia Nacional de Controle da ASMA
A doença é responsável por mais de 100 mil internações no SUS - A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 300 milhões de pessoas no mundo, incluindo crianças, sofrem com a asma. Seu sintoma é caracterizado, principalmente, por dificuldade respiratória (falta de ar), tosse seca, chiado ou ruído no peito e ansiedade.
Uso de medicamentos é importante para controle da asma
Mesmo não tendo cura para asma, há tratamento e medicamentos específicos para diminuir os sintomas e o agravamento da doença, proporcionando maior qualidade de vida para os asmáticos.
Como retirar medicamento no Programa Farmácia Popular
Os medicamentos definidos para o tratamento de asma são distribuídos gratuitamente aos usuários.
Para retirar, o cidadão deve apresentar o documento de identidade com foto, CPF e receita médica dentro do prazo de validade (120 dias). A receita pode ser emitida tanto por um profissional do SUS quanto por um médico que atende em hospitais ou clínicas privadas.
Em uma das mais de 32 mil farmácias do programa (lista de unidades), os pacientes encontram os três principais medicamentos para o tratamento da doença (brometo de ipratrópio, diproprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol), em suas diferentes dosagens. Só em 2014, 1,4 milhão de pessoas foram atendidas com medicamentos para asma no Programa Farmácia Popular do Brasil.
Nos casos em que há evolução do quadro do paciente, se houver necessidade clínica, é possível ainda obter a complementação do tratamento com medicamentos do chamado componente especializado.
Após diagnóstico e prescrição correta, a rede pública de saúde oferece de graça os remédios – budesonida, fenoterol, formoterol e salmorerol – os quais devem ser retirados nos serviços estaduais, responsáveis pela compra e distribuição dos mesmos. No ano passado, 240 mil pessoas fizeram uso desses medicamentos por meio do SUS.
Fonte:
Ministério da Saúde
Ministério da Saúde
segunda-feira, 8 de junho de 2015
PREVINA-SE
Mobilização para atualização do exame citopatológico. Compareça no Cms Nicola Albano do dia 06 de junho à 25 de julho, excepicionalmente aos sábados, de 9:00 às 12:00. Cuide-se.