CMS Nicola Albano

Rua Boa Vista 190 - Alto da Boa Vista - Rio de Janeiro - RJ | ☎ Telefone: (21) 2484-2312 | 3389-0580
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h
Gerente: Ilmara Marciel | CNES 2280280 - ESF: 03 | ESB: 00

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

30 de Outubro - Dia Nacional de Luta Contra o Reumatismo

30 de Outubro - Dia Nacional de Luta Contra o Reumatismo





Hoje 30 de outubro é Dia Nacional da Luta Contra o Reumatismo, data importante para alertar a população para um diagnóstico precoce e seu tratamento. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) são mais de 15 milhões de pessoas acometidas por doenças reumáticas, engana-se quem pensa que só acomete pessoas idosas, elas podem atingir também jovens e crianças.
A doença – Reumatismo é o termo designado para descrever um grupo de doenças que afetam as articulações, músculos e esqueleto. As doenças reumáticas são facilmente detectadas, são dores ao esticar os braços sobre a cabeça ou ao elevar os ombros até tocar o pescoço são alguns dos sintomas.
Tratamento – O tratamento é feito com administração de medicamentos, injeções e algumas outras atividades como fisioterapia, tudo isso depende da gravidade do problema, por isso procure um médico para que ele possa lhe indicar o melhor tratamento.


O MINISTÉRIO DA SAÚDE REFORÇA A IMPORTÂNCIA DE SE PROCURAR UM SERVIÇO DE SAÚDE, LOGO QUE IDENTIFICADOS OS PRIMEIROS SINTOMAS.

Fonte: Ministério da Saúde

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

29 de outubro - DIA NACIONAL DE COMBATE A PSORÍASE

29 de outubro - DIA NACIONAL DE COMBATE A PSORÍASE





Dia 29 de outubro, é o Dia Mundial da Psoríase, uma doença crônica da pele, imuno-inflamatória, não contagiosa e que afeta em torno de 3% da população mundial. Seu acometimento é frequente em homens e mulheres na faixa entre os 20 e 40 anos de idade, não sendo descartada em outras faixas etárias, como na infância que pode atingir 15% dos casos.
Apesar das diversas pesquisas que são desenvolvidas, não podemos afirmar ao certo os motivos que desencadeiam a doença, entretanto o fator genético está relacionado em 30% dos casos. Fatores como o estresse emocional, traumas ou irritações na pele, infecções na garganta e alguns medicamentos específicos são considerados fatores predisponentes.

Sintomas
A doença se manifesta por lesões róseas ou avermelhadas, recobertas por escamas esbranquiçadas e na maioria dos casos podem aparecer em diversas regiões do corpo como: couro cabeludo, cotovelos e joelhos.

Tratamento
·         Reduzir os fatores predisponentes e/ou agravantes (citados acima)

·         Medicamentos de uso tópico (pomadas, gel e xampus)

·         Sessões de fototerapia

·         Medicamentos de uso oral ou injetável

Orientações
  • Mantenha uma alimentação saudável
  • Evite ingestão de bebidas alcoólicas
  •  dia 29 de outubro, é o Dia Mundial da Psoríase, uma doença crônica da pele, imuno-inflamatória, não contagiosa e que afeta em torno de 3% da população mundial. Seu acometimento é frequente em homens e mulheres na faixa entre os 20 e 40 anos de idade, não sendo descartada em outras faixas etárias, como na infância que pode atingir 15% dos casos.
  • Apesar das diversas pesquisas que são desenvolvidas, não podemos afirmar ao certo os motivos que desencadeiam a doença, entretanto o fator genético está relacionado em 30% dos casos. Fatores como o estresse emocional, traumas ou irritações na pele, infecções na garganta e alguns medicamentos específicos são considerados fatores predisponentes.

  • Sintomas

  • A doença se manifesta por lesões róseas ou avermelhadas, recobertas por escamas esbranquiçadas e na maioria dos casos podem aparecer em diversas regiões do corpo como: couro cabeludo, cotovelos e joelhos.

  • Tratamento
  • ·         Reduzir os fatores predisponentes e/ou agravantes (citados acima)

  • ·         Medicamentos de uso tópico (pomadas, gel e xampus)

  • ·         Sessões de fototerapia

  • ·         Medicamentos de uso oral ou injetável

  • Orientações
  • Mantenha uma alimentação saudável
  • Evite ingestão de bebidas alcoólicas
  • Exposição ao sol é fundamental, porém deve ser utilizado sempre o filtro solar
  • Evite o ressecamento da pele mantendo-a hidratada
  • Evite o estresse e mantenha a auto estima sempre elevada
  •  
  • “Siga as orientações de seu dermatologista e mantenha-se sempre forte”

  • Um abraço a todos

  • Denis

  •  FONTE: http://www.diamundialdapsoriase.com.br
  • Exposição ao sol é fundamental, porém deve ser utilizado sempre o filtro solar
  • Evite o ressecamento da pele mantendo-a hidratada
  • Evite o estresse e mantenha a auto estima sempre elevada
“Siga as orientações de seu dermatologista e mantenha-se sempre forte”

Um abraço a todos

Denis

 FONTE: http://www.diamundialdapsoriase.com.br

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

27 de outubro - Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra

27 de outubro - Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra




Inúmeras pesquisas têm comprovado reiteradamente que as condições sociais influenciam decisivamente a saúde e que, portanto, é preciso implementar ações em todos os setores para a promoção do bem-estar. A maior parte da carga das doenças - assim como as desigualdades de saúde que existem em todos os países -, acontece por conta das condições em que as pessoas nascem, vivem, trabalham e envelhecem – o que se denomina “determinantes sociais da saúde”, os DSS’s. Muitos fatores sociais influenciam a saúde das pessoas e os mais importantes são aqueles que geram estratificação social - os determinantes “estruturais” -, tais como a distribuição de renda, o sexismo e o racismo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a exclusão social por pertencimento a um grupo étnico como um determinante social da saúde.

Segundo Willians , o racismo está enraizado nas estruturas institucionais organizadas e não só na atitude ou no comportamento de uma ou outra pessoa. Desta forma, não consideramos adequado categorizar como desigualdades aqueles resultados de uma determinada ação ou política que apresentam diferenças significativas entre os grupos que deveriam se beneficiar ou, que demonstram um evidente prejuízo para um dos grupos. Em situações como estas não há desigualdade; o que existe é iniquidade, descrita como a diferença, ainda que singela, carregada de injustiça porque geralmente decorre de uma situação que poderia ser evitada por aqueles que têm o poder de decidir. Assim, o mesmo gestor que defende o princípio da igualdade, é também aquele(a) que se recusa a apoiar políticas que reduzam as “desigualdades” raciais . E essa situação é causada pelo racismo institucional.

É justamente nas áreas clínicas, nas quais a pessoa está sujeita à avaliação subjetiva do profissional de saúde, que se verificam as mais elevadas taxas de mortalidade para a população negra como um todo e, em especial, para as mulheres negras que, além das condições desfavoráveis de vida ainda sofrem com a superposição do sexismo ao racismo.
As iniquidades vividas pela população negra brasileira (e em outros países do mundo) causam impactos negativos na sua saúde. Mas, o racismo institucional causa violação dos direitos humanos em saúde. No plano individual, as ideologias discriminatórias, tais como o racismo e o sexismo, geram estratégias psicológicas de defesa construídas culturalmente, tais como a somatização, a negação, a racionalização e a invisibilidade para o seu enfrentamento.  O racismo regula as relações entre clientes, profissionais e gestores, assim como impõe fatores de risco extrabiológicos às pessoas sobreviventes do processo de exclusão.

A atuação do governo brasileiro

A principal estratégia para a mudança e melhoria do contexto é colocar o racismo institucional na agenda, identificando-o como uma força que se conjuga com os demais DSS. As ações a serem realizadas são a medição e o monitoramento regular, em base anual, por exemplo, das iniquidades e disparidades em saúde por cor/raça.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu a Comissão Global sobre Determinantes Sociais da Saúde em 2005, para que  a aconselhasse sobre como reduzir desigualdades de saúde. O relatório final da Comissão (2008), contém três recomendações gerais: melhorar as condições de vida no dia a dia; combater o problema da distribuição desigual de poder, dinheiro e recursos; mensurar e compreender melhor as desigualdades de saúde. Este relatório enfatizou, ainda, a importância da ação sobre os determinantes sociais para reduzir as iniquidades em saúde. Também destacou a importância de construir um movimento global para diminuir as desigualdades em saúde, tanto entre países como em seu interior no curso de uma geração.

Os Estados-Membros da OMS discutiram o relatório e, na Assembleia Mundial da Saúde de 2009, aprovaram uma resolução demandando ações sobre os determinantes sociais da saúde. A resolução falava fortemente a favor não só da “Saúde em Todas as Políticas” e de um compromisso renovado com as ações intersetoriais para reduzir as desigualdades de saúde, como também da implementação de uma abordagem ligada aos determinantes sociais em programas de saúde pública e do aumento da capacidade de mensuração das desigualdades de saúde e de monitoramento do impacto de políticas ligadas aos primeiros. A resolução também pedia ao Diretor-Geral da OMS, que “organizasse um evento global antes de 2012, no qual seriam discutidos novos planos destinados a reduzir as tendências alarmantes relacionadas às desigualdades de saúde através de ações sobre os determinantes sociais de saúde”.

O governo do Brasil está sediou a Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde, quando reuniram-se líderes globais para discutir como colocar em prática as recomendações da Comissão.

Os cinco temas da Conferência Mundial foram selecionados para destacar aspectos-chave indispensáveis à implementação bem-sucedida da abordagem dos determinantes sociais:

1. Governança para enfrentamento das causas mais profundas das desigualdades em saúde: implementando ações sobre os determinantes sociais da saúde.
2. Promovendo participação: lideranças comunitárias para a ação sobre os determinantes sociais.
3. O papel do setor, incluindo os programas de saúde pública, na redução das desigualdades de saúde.
4. Ações globais sobre os determinantes sociais: alinhando prioridades e grupos de interesse.
5. Monitorando o progresso: medir e analisar para informar as políticas sobre determinantes sociais.

A SEPPIR foi representada na Conferência por seis pessoas, sendo duas integrantes do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), 3 do Comitê Técnico de Saúde da População Negra (CTSPN), e a diretora de Programas da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas (SPAA), Ângela Nascimento.

Analisando o texto-base da CMDSS, percebemos a quase ausência dos fatores sexismo e racismo como determinantes sociais da saúde com o peso que é necessário conferir às duas variáveis. Diante da situação, a SEPPIR produziu e distribuiu no evento, um documento específico sobre o tema do Racismo como DSS.
Mônica Oliveira - gerrente de Projetos da Seppir

sábado, 25 de outubro de 2014

Dia 25 de outubro - Dia do cirurgião dentista

Dia 25 de outubro - Dia do cirurgião dentista



No dia 25 de outubro, é o dia em que se comemora a profissão de mais de 245 mil profissionais no Brasil. Os cirurgiões-dentistas do País correspondem a 19% dos profissionais da categoria do mundo.

Segundo a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), o dentista não é responsável apenas pela saúde bucal da população. Seu trabalho envolve, inclusive, a prevenção de outras doenças no organismo. Pesquisas comprovam que há relação entre a boca e doenças cardíacas e pulmonares, diabetes, hipertensão e nascimento de bebês prematuros, entre outros. “Prevenir, especialmente as infecções de boca, é o melhor remédio”, diz o cirurgião-dentista, Rodrigo Moraes, consultor da ABO.

Com o conceito de prevenção, o Brasil já entrou no grupo de países com baixa prevalência de cárie, segundo classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Em 2003, quando foi divulgada a primeira edição da pesquisa, quase 27% das crianças brasileiras de 18 a 36 meses apresentaram pelo menos um dente decíduo com cárie, sendo que a proporção chegava a quase 60% nas crianças de cinco anos de idade.

Atualmente, existem cerca de 21.700 equipes de Saúde Bucal (ESBs) no País. Aproximadamente 4800 municípios são atendidos pelos profissionais.

A visita periódica ao cirurgião-dentista é recomendada para todas as fases da vida. Há profissionais especializados no cuidado com a saúde bucal do paciente em todas as idades. “Pacientes com bons hábitos de higiene bucal, visitas regulares ao dentista e providos de cuidados no controle de doenças crônicas podem ter vida normal e reabilitar-se em termos de qualidade de vida”, afirma o especialista.

Fonte: http://paxreal.com.br/content/nesta-sexta-25-de-outubro-comemora-se-o-dia-do-dentista

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

OUTUBRO ROSA

OUTUBRO ROSA




Em homenagem ao OUTUBRO ROSA,  o CMS Nicola Albano, funcionará do dia 20 ao dia 24 normalmente, e continuará atendendo das 17:00 h às 20:00 h,  exclusivamente para a Saúde da Mulher, nestas datas.  Não haverá necessidade de marcação. E no sábado funcionará para o mesmo fim das 8:00 h às 12:00 h.

No caso de Preventivo:


  • 3 dias sem manter relações sexuais.
  • Não ter feito uso de ducha higiênica.
  • Não estar menstruada.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

20 de outubro - Dia Mundial e Nacional da Osteoporose

20 de outubro - Dia Mundial e Nacional da Osteoporose




Conscientizar a população sobre as formas de combate à doença. Esse é o principal objetivo do Dia Mundial e Nacional da Osteoporose, comemorado dia 20 de outubro. Instituído em 1996, pela Sociedade Britânica de Osteoporose e adotado pela International Osteoporosis Foundation em 1997, o dia é focado na conscientização da população sobre a prevenção à doença. Todos os anos, instituições ligadas à IOF e organismos nacionais, como o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Cardiologia, realizam eventos para comemorar o Dia Mundial da Osteoporose e instruir as pessoas no combate à doença. 

A osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da massa óssea, com conseqüente enfraquecimento e fragilidade do osso e maior possibilidade de fraturas, mesmo após pequenas quedas e traumas. As estatísticas comprovam o quão sério é o problema: uma em cada quatro mulheres, após a menopausa, têm osteoporose e uma a cada cinco mulheres que já tiveram fratura sofrerão outra fatura, em menos de um ano. No Brasil, mais de 10 milhões de pessoas têm a doença e, no mundo, esse número chega a 200 milhões. 

A boa notícia é que a osteoporose pode ser prevenida e tratada com excelentes resultados. “A osteoporose pode ser diagnosticada, com precisão e precocemente, através de um exame de fácil realização, indolor e de alta precisão chamado densitrometria óssea. Enquanto com o raio-x somente podemos detectar a osteoporose quando já há perda de 30% da massa óssea, com esse exame podemos detectá-la quando há perda de menos de 1%. E detectada precocemente, podemos tratá-la com êxito”, explica o reumatologista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo– Dr. Eduardo Sadigurschi. 


Muitas vezes, a osteoporose se manifesta clinicamente através de fraturas. Dores e diminuição de altura, entretanto, também podem estar associadas à doença. Segundo o reumatologista do CREB, os principais fatores de risco da doença são: ser mulher; ter pele e/ou olhos claros; ser baixa e/ou magra; quem não toma leite ou ingira pouco alimento com cálcio; quem não faz exercício físico; quem toma pouco sol; quem tem parente com a doença; quem sofre de asma (bronquite), artrite ou alergia; fumantes; quem bebe muito café e bebida alcoólica; quem tem menopausa precoce por cirurgia ou não; quem usa antiácidos, anticonvulsivantes, certos diuréticos, heparina e/ou corticóides; e quem tem problema de tiróide. 

O tratamento, explica o Dr. Eduardo, deve ser orientado com um programa completo. “Os hormônios podem ter um papel muito importante na reconstrução e na prevenção da perda da massa óssea. Assim, a reposição hormonal pode ser realizada com hormônios similares aos naturais ou por fitoterapia”, afirma o médico. O Dr. Eduardo recomenda que mulheres adultas pratiquem uma dieta de 1000 mg de cálcio por dia. “Quando há risco de osteoporose, sugerimos uma dieta com 1500 mg de cálcio diários. Entre os alimentos ricos em cálcio estão o leite, iogurte natural com pouca gordura, queijo ricota, queijo suíço, queijo provolone e até sorvete cremoso de baunilha. Outras fontes secundárias de cálcio são sardinha, ostras, ervilhas, couve e brócolis”, diz ele, que ensina uma importante dica: “a casca do ovo é composta em quase 100% de carbonato de cálcio. Sugerimos aos nossos pacientes lavar a casca do ovo, colocar no forno em alta temperatura, com a finalidade de buscar uma melhor higienização. Depois, pegue essa casca e a triture muito bem até ficar muito fina. Coloque uma colher de chá ao dia desse material na comida misturada e você terá aí os 1.500 mg ao dia de cálcio necessários em sua dieta”, explica.

Fonte: http://artigosedownloads.blogspot.com.br/2011/10/dia-20-de-outubro-dia-mundial-e.html

sábado, 18 de outubro de 2014

SUCESSO!!!!

SUCESSO!!!!





O accountability realizado no dia 15 de outubro foi um sucesso.  Parabéns a toda equipe do CMS Nicola Albano.  Isso só nos incentiva a melhorar cada vez mais.

18 de outubro - Dia do Médico

18 de outubro - Dia do Médico



Frase do DiaQue a comida seja teu alimento e o alimento tua medicina. Hipócrates


Hoje é Dia do Médico, em homenagem a São Lucas, padroeiro desse profissional. O santo nasceu em Antioquia (atual Turquia), numa família pagã e converteu-se ao cristianismo. Era médico e curou muitas pessoas pelos locais por onde passouA atividade médica surgiu há milhares de anos. No Egito Antigo já eram realizadas cirurgias bastante complexas. Mas foi na Grécia Antiga que a medicina se desenvolveu, onde surgiram as primeiras técnicas na arte de identificar os sintomas das doenças. Também na Grécia nasceu Hipócrates, considerado o Pai da Medicina. Atualmente a medicina dispõe de inúmeras técnicas e tratamentos para os mais diversos tipos de doença. Pesquisas avançadas em genética, aliadas a tecnologia de ponta contribuem para que a medicina tenha cada vez mais sucesso em sua missão: salvar vidas. Você pode ler o Fato Histórico do dia acessando a página do Professor João Paulo na Internet: PROFESSORJOAOPAULO.COM


Fonte: http://professorjoaopaulo.com/2013/10/18/fato-historico-do-dia-18-de-outubro/

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

17 de outubro - Dia Nacional da Vacinação

17 de outubro - Dia Nacional da Vacinação




O dia nacional da vacinação é comemorado em 17 de outubro.
Receber uma vacina é se proteger contra um tipo de doença, uma forma bem mais fácil e sem riscos para a vida, do que ter que tratar a doença.
A vacinação no Brasil surgiu no início do século XX, nessa época não existia saneamento básico nas capitais, o que comprometia a saúde das pessoas com epidemias de febre amarela, varíola e outras doenças.
Oswaldo Cruz, médico sanitarista, foi nomeado para chefiar o Departamento Nacional de Saúde Pública, a fim de promover uma revolta sanitária em razão das necessidades do país.
A medida não foi bem aceita pela população, pois algumas decisões eram arbitrárias, obrigando as pessoas a se vacinarem, fazendo com que agentes de saúde invadissem as casas para aplicar a vacina contra a varíola. Mas as pessoas não acreditavam que a vacina funcionasse e se negavam a tomar
Além disso, vários cortiços e morros foram visitados, e os moradores expulsos dos locais, pois não tinham condições de moradia e saúde. Por tudo isso, ocasionou-se a revolta da vacina.
A vacinação é importante para a vida, pois garante a imunidade contra as doenças. A vacina leva ao organismo uma pequena quantidade de vírus ou bactérias, fazendo com que o corpo reaja sobre os mesmos, não deixando que se proliferem e causem as doenças. Assim, quando a pessoa tem contato com os mesmos, através de pessoas doentes, seu organismo já criou anticorpos, formas de se defender, que não permitem que a doença se instaure.
A primeira vacina foi criada em 1796, pelo inglês Edward Jenner, que injetou em um garoto de oito anos de idade um soro de varíola bovina, conseguindo imunizá-lo. A raiva de animais era facilmente transmitida para os humanos, mas em 1885, Louis Pasteur criou a vacina contra essa doença. A partir daí surgiram vários outros tipos de vacina, mas uma das mais importantes invenções foi criada em 1960, por Albert Sabin, contra a paralisia, mais conhecida como gotinha.
As principais vacinas são a BCG, que protege contra a tuberculose; a Tríplice, contra difteria, tétano e coqueluche; a Tríplice Viral, contra sarampo, caxumba e rubéola; a vacina contra Hepatite B; a HIB, que protege contra a meningite; dentre várias outras.
Toda criança recebe um cartão de vacinação quando nasce, específico para se controlar as vacinas que a mesma já tomou. Esse cartão contém dados de peso e tamanho, que deve ser preenchido somente por médicos, durante as visitas de rotina. Por volta dos dez anos de idade, a criança termina de receber todas as doses de vacinação, mas deve continuar a tomar as indicadas pelas campanhas de saúde, como a de febre amarela, tétano, gripe, dentre outras, garantindo sua saúde por toda a vida.
O ministério da saúde oferece, gratuitamente, vários tipos de vacinas e promove campanhas para manter a saúde pública de nosso país. As mesmas podem ser encontradas nos postos de saúde de todas as cidades.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

Fonte: http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-nacional-vacinacao.htm

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação

16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação




O Dia Mundial da Alimentação foi criado a fim de fazer com que a população reflita acerca de temas como fome e segurança alimentar

Enquanto muitos de nós ficamos divididos ao escolher em qual fast food vamos comer, muitas pessoas não têm acesso a nenhum tipo de alimento. Você sabia, por exemplo, que mais de 800 milhões de pessoas vivem em uma situação denominada insegurança alimentar? Isso quer dizer que mais de 800 milhões de pessoas não possuem uma alimentação saudável, de qualidade ou em quantidade suficiente para suprir suas necessidades.
No Brasil, uma alimentação de qualidade é um direito de todos, sendo assegurada por lei. Segundo a lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006, art. 2º, aalimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população.”
O Dia Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16 de outubro e foi criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial e principalmente sobre a fome no planeta. A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) em 1945.
O Dia Mundial da Alimentação traz temas que nos fazem pensar a respeito da população carente, sua segurança alimentar e nutrição. Entende-se por segurança alimentar uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Essa realidade, infelizmente, não é vivida por uma grande parte da população brasileira e mundial.
A cada ano um tema é escolhido e, a partir dele, diversas atividades artísticas, esportivas e acadêmicas vão sendo realizadas ao redor do mundo. Alguns temas já abordados no dia Mundial da Alimentação merecem destaque, como: Pobreza rural (1985); Alimentação e meio ambiente (1989); A luta contra a fome e a desnutrição (1996); Lutar contra a fome para reduzir a pobreza (2001); Preço dos Alimentos – da Crise à Estabilidade (2007).
O tema do ano de 2013 é “Sistemas Alimentares Saudáveis” e tenta chamar a atenção para métodos de produção dos alimentos e como esses afetam a vida de todos. O tema permite uma discussão que abrange o processo de plantio, transporte, armazenamento e preparo dos alimentos. Percebe-se, então, que esse tema também se remete à sustentabilidade.
Aproveite o dia 16 de outubro e reflita a respeito dos seus hábitos alimentares, no desperdício e como você pode mudar o quadro da alimentação mundial. Pequenas atitudes fazem o mundo melhor.

Fontes:  
http://www.mundoeducacao.com/datas-comemorativas/16-outubro-dia-mundial-alimentacao.htm

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Dia 13 de outubro - Dia do Terapeuta Ocupacional e Fisioterapeuta

Dia 13 de outubro - Dia do Terapeuta Ocupacional e Fisioterapeuta




Hoje é o dia dos que não medem esforços na busca pela qualidade de vida. Hoje é o dia de quem previne e de quem reabilita. Hoje é o dia de quem avalia e reavalia com minúcia, de quem traça objetivos e de quem planeja condutas. E tudo, com uma finalidade: A melhora do outro. O restabelecimento da funcionalidade. De neonatos a idosos, a busca é uma só: a manutenção ou o ganho da harmonia fisiológica. Eu tenho orgulho de ser fisioterapeuta. Admiro muito os meus colegas que prezam seus pacientes e que se doam sem reservas à recuperação do ser humano. Respeito com todo o meu ser os profissionais que se dedicam, que se aprimoram e que vão de encontro ao melhor para o outro... De corpo e alma.

FELIZ DIA DO FISIOTERAPEUTA E DO TERAPEUTA OCUPACIONAL

Que haja fôlego e determinação na nossa luta. Que nunca percamos a paixão pela profissão e que nunca desistamos de resgatar a dignidade profissional. E que, acima de tudo, nunca percamos o foco na figura principal de nossa profissão: O paciente. O ser humano.

Fonte: http://mirella-miamore.blogspot.com.br/2011/10/dia-do-fisioterapeuta-e-do-terapeuta.html

SUCESSO!!!!

SUCESSO!!!!



A festa das crianças que foi realizada pelo CMS Nicola Albano no dia 11 de Outubro, foi um sucesso graças a participação de seus colaboradores. O CMS agradece a colaboração de toda a sua equipe e a participação da comunidade, porque sem ela essa festa não seria esse sucesso.

sábado, 11 de outubro de 2014

GRUPO DE HIPERDIA

GRUPO DE HIPERDIA




Na realidade o tempo dispensado para o Programa HIPERDIA não é suficiente para atender a demanda de usuários hipertensos, impossibilitando, dessa forma, a realização de consultas qualificadas que atuem sob a perspectiva de uma atenção integral, abordando a educação em saúde que leve o indivíduo ao pensamento crítico, quando se precisa atender um número muito elevado de usuários.
Uma das consequências d é a construção, pela população, da mentalidade de que a consulta do HIPERDIA é destinada apenas para a distribuição de medicações. Quando acontece da consulta demandar um tempo maior, gera desconforto aos que estão esperando. A consulta realizada trimestralmente com os usuários portadores da hipertensão arterial através do Programa HIPERDIA não deve se limitar a mera entrega de medicamentos, repasse de informações e verificação da pressão arterial.
É importante ressaltar que o recebimento de medicamentos é apenas uma estratégia desse programa para uma atenção integrada e de qualidade para esse grupo.


Ter consciência da necessidade de conhecer a realidade na qual o indivíduo está inserido é um dos primeiros passos para construção de uma Educação Popular em Saúde. Embora esse tema englobe questões bem mais complexas, admitir que o usuário possui anseios, sentimentos, experiências e preferências é fundamental para atuar na atenção de forma a compartilhar conhecimentos que unam ao tratamento as pretensões do indivíduo, principalmente quando se discute duas doenças crônicas como a HAS e o DM, as quais requerem mudanças de hábitos permanentes que já estão cristalizados no estilo de vida dos usuários. Educação vertical e baseada em prescrições de condutas
Por isso se faz necessário a criação de um grupo semanal, aonde eles são convidados a deixar o silêncio para compartilhar suas experiências de vida. Dessa forma, é importante que o enfermeiro, e ou agente comunitário mediador,na prática da educação em saúde, é importante que se respeite as concepções de vida e de saúde individual e coletiva, considerando o modo de viver das pessoas.
Tendo em vista a importância da corresponsabilidade na interação com a população Ganhar a confiança do ser o qual se pretende estabelecer uma relação dialógica é primordial para que haja uma Educação Popular em Saúde, pois promove o diálogo aberto, permitindo que o sujeito se abra para assimilação dos conhecimentos. No entanto, é importante ressaltar que a transmissão vertical persiste na prática dessas enfermeiras E Agentes comunitários de Saúde que dizem como se deve ou não proceder. Assim, a educação em saúde está baseada em um modelo prescritivo, onde o enfermeiro recomenda e o usuário segue. 

11 de outubro - Dia do Deficiente Físico

11 de outubro - Dia do Deficiente Físico



A vida para uma pessoa portadora de deficiência física não é nada fácil. Se para pessoas sem qualquer problema físico, o dia-a-dia já é uma experiência estressante, imagine para quem depende de adaptações ou da ajuda de terceiros para se locomover. São muitos, aliás, os obstáculos enfrentados pelas pessoas portadoras de deficiências – de ordem social, política, econômica e cultural e não só os do cotidiano – distanciando-os bastante de conseguirem chegar ao ideal pretendido pelas Nações Unidas de “Participação Plena e Igualdade”.
Isto porque o ponto crucial da questão estaria na relação entre o indivíduo e uma sociedade com padrões definidos, que alimenta a separação, ao tratar de forma inadequada os limites e as diferenças do outro. A anomalia se instala, quando não é dado um mínimo de condição às pessoas portadoras de deficiência de exercer o convívio em comunidade, incluindo aí aspectos fundamentais na vida de qualquer um, como educação, trabalho, habitação, segurança econômica, pessoal etc. Bom ressaltar que as pessoas portadoras de deficiência reivindicam a eliminação dos impedimentos a uma vida normal – o simples ir e vir, por exemplo – da mesma maneira que não esperam nenhum tipo de paternalismo ou piedade.
Esta via de conduta, inclusive, seria para eles algo ruim, uma vez que enfatiza o preconceito e estimula a exclusão, ao invés de inseri-los no meio social. Acabam sendo tratados, assim, como um problema e não como cidadãos que possuem seu potencial criativo ou de produção. Dia 11 de outubro, as pessoas portadoras de deficiência física só desejam uma coisa de nós, sociedade: oportunidades e tratamento iguais.
Já andou pelas ruas da cidade? Percebeu que algumas calçadas são elevadas e que há pouquíssimas rampas de acesso a lugares mais altos? Que os motoristas no trânsito costumam ser estressados e o pedestre pouco respeitado? Ele, também, impaciente, nervosinho? E que em vias de maior velocidade e poucos sinais, existe uma ou outra passarela para facilitar a travessia? E os banheiros públicos, percebeu o aperto? Tamanho de elevadores – da maioria, pelo menos – tem cabimento?
Agora, passe isso tudo para uma pessoa portadora de deficiência e multiplique por três. Imaginou? Então. Pois é exatamente isto que você pensou o resultado da soma de obstáculos enfrentados por uma pessoa portadora de deficiência física na rotina do ir e vir. Ou seja, dá para notar que para uma pessoa com limitações físicas, a simples locomoção pelas ruas não é nem um pouco confortável.
Algumas cidades do país já demonstram sensibilidade nesse sentido, tomando providências para facilitar a vida dessas pessoas, mas são raras. O município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, por exemplo, adotou uma medida louvável. Para cada sinal de trânsito, foram adaptadas rampas nas calçadas, para que pessoas em cadeiras de rodas se locomovam mais livre e independentemente de ajuda.
É um começo.
Talvez por isso não seja coincidência que a sede do Comitê Paraolímpico Brasileiro tenha sido instaurada naquela cidade. Um outro começo.
O ESPORTE COMO EXEMPLO
Nada melhor do que o esporte para quebrar visões deturpadas de que pessoas portadoras de deficiência física são um estorvo ou problema para a sociedade. No lugar do sentimento de piedade, aliás, deveria ser posto o de colaboração, educação e civilidade. Ou seja, a consideração a ser dispensada a uma pessoa portadora de deficiência teria de ser a mesma que deveríamos dispensar a qualquer pessoa não portadora.
Pois qual a diferença entre atletas “medalha de ouro” no basquete – no caso de serem paraplégicos ou não – senão a cadeira de rodas? Objeto externo à pessoa, que não a qualifica. Ambos superaram seus limites e deram o seu melhor. Ambos são primeiro no pódium. Da mesma forma, um mendigo portador de deficiência e um outro sem limitações físicas precisam igualmente de nossa solidariedade. Não há melhor ou pior, nos dois casos.
E a prova, em se tratando do esporte, se dá na quantidade de medalhas que os atletas paraolímpicos brasileiros trouxeram para o país competindo em disputas internacionais.
Bom lembrar que os Jogos Paraolímpicos acontecem desde 1960, sendo que o primeiro foi realizado em Roma, na Itália, com a participação de 23 países e 240 atletas. O Brasil competiu pela primeira vez no ano de 1972. Nos Jogos Paraolímpicos de Seul, em 1988, a delegação nacional obteve 27 medalhas, sendo quatro de ouro, dez de prata e treze de bronze. Na de Atlanta, em 1992, 21 medalhas – duas de ouro, seis de prata e 13 de bronze. E nas Paraolimpíadas de Sidney 2000, na Austrália, o Brasil conquistou 22 medalhas: seis de ouro, dez de prata e treze de bronze.
Mas foi em 2004 que o Brasil obteve seu melhor desempenho nas Paraolimpíadas. Os jogos foram realizados em Atenas, durante onze dias de competições, das quais nosso país conseguiu 33 medalhas! Foram 14 de ouro, 12 de prata e sete de bronze. Em relação aos outros países, o Brasil ficou em 14º lugar no quadro de medalhas em Atenas. O primeiro lugar coube à China (63 ouros, 46 pratas e 32 bronzes), seguida por Grã-Bretanha e Estados Unidos.

Fonte: http://www.brasilcultura.com.br/almanaque-brasil-cultura/11-de-outubro-dia-nacional-da-pessoa-portadora-de-deficiencia-fisica/

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

FESTA DAS CRIANÇAS

FESTA DAS CRIANÇAS



DIA 11 DE OUTUBRO DAS 9:00 ÀS 12:00 FESTA DAS CRIANÇAS NO PÁTIO DA IGREJA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA. MUITA BRINCADEIRA E DIVERSÃO. DISTRIBUIÇÃO DE BRINDES E GULOSEIMAS. TRAGA O SEU FILHO. UMA REALIZAÇÃO CMS NICOLA ALBANO.

10 de outubro - dia mundial de saúde mental

10 de outubro - dia mundial de saúde mental





A Organização Mundial da Saúde afirma que não existe uma definição "oficial" de saúde mental já que os aspectos culturais, étnicos e recorrentes definições do tema que  afetam a existência de uma definição única e aceita para "saúde mental".

No dia 27 de maio de 2013 durante a 66ª Assembleia Mundial da Saúde (WHA66) definiu-se o ”plano de ação da saúde mental global” para o período 2013-2020 (WHO’s Comprehensive Mental Health Action Plan 2013-2020).


Segundo a OMS não existe saúde
sem saúde mental

As perturbações mentais são verdadeiramente universais

Observam-se em pessoas de todas as regiões, de todos os países, de todas as sociedades e em todas as fases da vida. 

Estão presentes entre ricos e pobres e entre pessoas que vivem em zonas urbanas ou rurais.

Mas afinal o que  é saúde mental?


Foto: Cathy Greenblat
- Saúde Mental é estar bem consigo mesmo e com os outros;
Saúde Mental é aceitar as exigências da vida;
- Saúde Mental é saber lidar com as boas emoções e também com as emoções desagradáveis: alegria/tristeza; coragem/medo; amor/ódio; serenidade/raiva; ciúmes; culpa; frustrações.
- Saúde Mental é saber reconhecer os seus limites e pedir ajuda quando necessário.

Critérios de saúde mental:


Fonte da imagem
1. Atitudes positivas em relação a si próprio
2. Crescimento, desenvolvimento e auto-realização
3. Integração e resposta emocional
4. Autonomia e autodeterminação
5. Percepção apurada da realidade

6. Domínio ambiental e competência social.

Quais as perturbações de saúde mental mais frequentes?


Fonte da imagem
  • Perturbações mentais orgânicas, inclusive as sintomáticas –Alzheimer, delírio.
  • Perturbações mentais e comportamentais devidos ao abuso de substância psicoativa: álcool, síndrome de dependência de opiáceos.
  • Esquizofrenia, perturbações esquizotípicas e perturbações delirantes
  • Perturbações do humor – perturbação afetiva bipolar, episódios depressivos.
  • Perturbações neuróticas - relacionadas com o stress, ansiedade generalizada ou perturbações obsessivo-compulsivas.
  • Síndromes comportamentais associadas a disfunções fisiológicas e a fatores físicos – perturbações da alimentação, perturbações não orgânicas do sono.
  • Perturbações da personalidade e do comportamento do adulto – por exemplo, perturbações paranoicas da personalidade, transexualismo.
  • Atraso mental
  • Perturbações do desenvolvimento psicológico – perturbações específicas da leitura, autismo infantil.
Sorrowing Old Man
 ('At Eternity's Gate')
Vincent van Gogh
Todas as pessoas estão sujeitas a sofrerem algum grau de enfermdiades consideradas como perturbadoras da "saúde mental" em algum momento de suas vidas.
Da mesma forma que sofremos de um resfriado, um dor intensa, uma infecção.
Para estas condições, procuramos um médico, um farmaceutico, procuramos nos tratar o mais rápido possível.

Mas a saúde mental é revestida de preconceito e pré julgamento. É uma condição discriminatória.

Mas como qualquer doença, a saúde mental pode ser aguda ou crônica e muitas condições pode ser curada!

NÃO JULGUE!
AJUDE!
PROCURE AJUDA!

Fonte: http://eportuguese.blogspot.com.br/2013/10/10-de-outubro-dia-mundial-da-saude.html

Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
0000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
9393 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Boa Vista 190 - Alto da Boa Vista

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h

Telefones

Telefone: (21) 2484-2312 | 3389-0580

Tecnologia do Blogger.