Na
realidade o tempo dispensado para o Programa HIPERDIA não é
suficiente para atender a demanda de usuários hipertensos,
impossibilitando, dessa forma, a realização de consultas
qualificadas que atuem sob a perspectiva de uma atenção integral,
abordando a educação em saúde que leve o indivíduo ao pensamento
crítico, quando se precisa atender um número muito elevado de
usuários.
Uma
das consequências d é a construção, pela população, da
mentalidade de que a consulta do HIPERDIA é destinada apenas para a
distribuição de medicações. Quando acontece da consulta demandar
um tempo maior, gera desconforto aos que estão esperando. A consulta
realizada trimestralmente com os usuários portadores da hipertensão
arterial através do Programa HIPERDIA não deve se limitar a mera
entrega de medicamentos, repasse de informações e verificação da
pressão arterial.
É
importante ressaltar que o recebimento de medicamentos é apenas uma
estratégia desse programa para uma atenção integrada e de
qualidade para esse grupo.
Ter
consciência da necessidade de conhecer a realidade na qual o
indivíduo está inserido é um dos primeiros passos para construção
de uma Educação Popular em Saúde. Embora esse tema englobe
questões bem mais complexas, admitir que o usuário possui anseios,
sentimentos, experiências e preferências é fundamental para atuar
na atenção de forma a compartilhar conhecimentos que unam ao
tratamento as pretensões do indivíduo, principalmente quando se
discute duas doenças crônicas como a HAS e o DM, as quais requerem
mudanças de hábitos permanentes que já estão cristalizados no
estilo de vida dos usuários. Educação vertical e baseada em
prescrições de condutas
Por
isso se faz necessário a criação de um grupo semanal, aonde eles
são convidados a deixar o silêncio para compartilhar suas
experiências de vida. Dessa forma, é importante que o enfermeiro, e
ou agente comunitário mediador,na prática da educação em saúde,
é importante que se respeite as concepções de vida e de saúde
individual e coletiva, considerando o modo de viver das pessoas.
Tendo
em vista a importância da corresponsabilidade na interação com a
população Ganhar a confiança do ser o qual se pretende
estabelecer uma relação dialógica é primordial para que haja uma
Educação Popular em Saúde, pois promove o diálogo aberto,
permitindo que o sujeito se abra para assimilação dos
conhecimentos. No entanto, é importante ressaltar que a transmissão
vertical persiste na prática dessas enfermeiras E Agentes
comunitários de Saúde que dizem como se deve ou não proceder.
Assim, a educação em saúde está baseada em um modelo prescritivo,
onde o enfermeiro recomenda e o usuário segue.
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