sábado, 11 de outubro de 2014

GRUPO DE HIPERDIA




Na realidade o tempo dispensado para o Programa HIPERDIA não é suficiente para atender a demanda de usuários hipertensos, impossibilitando, dessa forma, a realização de consultas qualificadas que atuem sob a perspectiva de uma atenção integral, abordando a educação em saúde que leve o indivíduo ao pensamento crítico, quando se precisa atender um número muito elevado de usuários.
Uma das consequências d é a construção, pela população, da mentalidade de que a consulta do HIPERDIA é destinada apenas para a distribuição de medicações. Quando acontece da consulta demandar um tempo maior, gera desconforto aos que estão esperando. A consulta realizada trimestralmente com os usuários portadores da hipertensão arterial através do Programa HIPERDIA não deve se limitar a mera entrega de medicamentos, repasse de informações e verificação da pressão arterial.
É importante ressaltar que o recebimento de medicamentos é apenas uma estratégia desse programa para uma atenção integrada e de qualidade para esse grupo.


Ter consciência da necessidade de conhecer a realidade na qual o indivíduo está inserido é um dos primeiros passos para construção de uma Educação Popular em Saúde. Embora esse tema englobe questões bem mais complexas, admitir que o usuário possui anseios, sentimentos, experiências e preferências é fundamental para atuar na atenção de forma a compartilhar conhecimentos que unam ao tratamento as pretensões do indivíduo, principalmente quando se discute duas doenças crônicas como a HAS e o DM, as quais requerem mudanças de hábitos permanentes que já estão cristalizados no estilo de vida dos usuários. Educação vertical e baseada em prescrições de condutas
Por isso se faz necessário a criação de um grupo semanal, aonde eles são convidados a deixar o silêncio para compartilhar suas experiências de vida. Dessa forma, é importante que o enfermeiro, e ou agente comunitário mediador,na prática da educação em saúde, é importante que se respeite as concepções de vida e de saúde individual e coletiva, considerando o modo de viver das pessoas.
Tendo em vista a importância da corresponsabilidade na interação com a população Ganhar a confiança do ser o qual se pretende estabelecer uma relação dialógica é primordial para que haja uma Educação Popular em Saúde, pois promove o diálogo aberto, permitindo que o sujeito se abra para assimilação dos conhecimentos. No entanto, é importante ressaltar que a transmissão vertical persiste na prática dessas enfermeiras E Agentes comunitários de Saúde que dizem como se deve ou não proceder. Assim, a educação em saúde está baseada em um modelo prescritivo, onde o enfermeiro recomenda e o usuário segue. 

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Boa Vista 190 - Alto da Boa Vista

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h

Telefones

Telefone: (21) 2484-2312 | 3389-0580

Tecnologia do Blogger.