O sal não é inimigo da nossa saúde. É a forma como usamos o sal no cozimento que é errada. O alto consumo de sal por dia é um dos maiores problemas para os idosos. Com o tempo, o sabor não é sentido da mesma forma e a tendência é que as pessoas passem a usar mais sal na preparação dos alimentos.
Segundo o Ministério da Saúde, a hipertensão é responsável por 50% do total de infartos que ocorrem no Brasil, 80% dos acidentes vasculares cerebrais e 25% dos casos de insuficiência renal.
Conheça cinco temperos que podem melhorar o sabor dos alimentos. Usá-los desobriga o aumento de sal na preparação da comida.
1. Alho e cebola
O alho deve ser usado no início da preparação, mas nunca deve ser colocado junto com a cebola na panela.
– A cebola precisa de muito mais tempo para cozinhar do que o alho. Como ela tem muita acidez, o ideal é picá-la com uma faca bem afiada (nunca uma faca de serrinha), esquentar uma panela com um fio de óleo e, então, colocar a cebola. Quando ela ficar transparente, aí o alho pode ir para a panela.
2. Alecrim
De sabor intenso, não se deve usar muito da erva na preparação da comida. Se usado num assado no forno, como uma batata que será coberta por papel alumínio, basta um ramo no meio da fôrma e retirá-lo quando elas estiverem assadas.
– O vapor vai criar o sabor, por isso o ramo não precisa parar no prato de quem vai comer as batatas. Dentro do molho, um ramo também basta.
3. Cominho
Também é uma erva muito intensa, mas se bem usado pode realçar o sabor do feijão e de diferentes vegetais, como a batata.
– É preciso ter cuidado com o cominho. Meia colher de chá basta para uma preparação simples.
4. Louro
Um dos temperos favoritos da nutricionista, o louro pode ser usado em carnes, feijão e ensopados. Isabel explica que basta uma folha para complementar o sabor do que será preparado.
5. Pimenta da jamaica
Facilmente encontrado no Mercado Público, a pimenta da jamaica é uma bolinha preta nada forte que abre o sabor do que será preparado.
– Um guisadinho comum fica maravilhoso com essa especiaria. O ideal é moer na hora. Um pilão simples num copo pode ser usado se um almofariz não estiver disponível.
Fonte:http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/melhor-idade/noticia/2015/01/cinco-temperos-que-podem-substituir-o-sal-na-preparacao-dos-alimentos-4682450.html
0 comentários:
Postar um comentário