sábado, 14 de novembro de 2015

Dia 14 de novembro - dia mundial do diabetes




De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, aproximadamente 5,8% da população a partir dos 18 anos têm diabetes tipo 2, o que equivale a 7,6 milhões de pessoas. E aparecem 500 novos casos por dia. O diabetes tipo 1 e 2, juntos, atingem 10 milhões de pessoas.
Os sintomas muitas vezes são vagos, como formigamento nos pés ou cansaço. “Portanto, é importante pesquisar diabetes mesmo que a pessoa não apresente sintomas. A realização do exame é recomendada para todos que estejam com o peso acima do ideal com pelo menos mais um fator de risco para a doença como: sedentarismo; parentes de primeiro grau com diabetes; hipertensão arterial; mulheres que tiveram filhos com mais de 4 Kg ou que tiveram diabetes gestacional; alteração no nível de triglicerídeos ou HDL; portadoras da síndrome dos ovários policísticos ou pessoas com antecedente de doença coronariana. Além disso, todas as pessoas com mais de 45 anos devem fazer a avaliação, mesmo que estejam com o peso corporal ideal, não tenham nenhum fator de risco e não apresentem sintomas”, alerta o médico.
Se a pessoa sente muita sede, vontade de urinar várias vezes, registra perda de peso (mesmo sentindo mais fome e comendo mais do que o habitual), tem visão embaçada, registra infecções repetidas na pele ou mucosas, seus machucados demoram a cicatrizar, tem fadiga (cansaço inexplicável) e dores nas pernas por causa da má circulação devem procurar o médico. “Esses são os sintomas do diabetes”, reforça o endocrinologista.
“É importante que as pessoas façam sempre exames preventivos, mantenham o peso corporal adequado através da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e fiquem atentas aos possíveis sintomas da doença”
Fonte: http://uipi.com.br/noticias/geral/2012/11/13/14-de-novembro-dia-mundial-do-diabetes/

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Boa Vista 190 - Alto da Boa Vista

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h

Telefones

Telefone: (21) 2484-2312 | 3389-0580

Tecnologia do Blogger.