Cuidar da saúde é uma questão cultural. Enquanto as mulheres aprendem, desde cedo, que é preciso ir regularmente ao ginecologista – e, depois, quando se tornam mães, que é preciso levar os bebês ao pediatra –, os homens não são criados com esse hábito.
Vencer preconceitos
Outro problema entre os homens são os preconceitos com determinados exames. Como o que detecta câncer de próstata, outra das principais causas de morte. O diagnóstico traz boas chances aos pacientes, mas para isso é preciso quebrar o tabu e realizar o exame de toque retal periodicamente.Lhttps://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3404366142784918152#editor/target=post;postID=5304576412008161119;onPublishedMenu=posts;onClosedMenu=posts;postNum=1;src=link
Exames essenciais
Para saber como está a saúde, vale acompanhar possíveis fatores de risco fazendo um check-up anual. “A história clínica e o exame físico devem nortear a solicitação de exames, que deve ser personalizada ao máximo”, explica o dr. Nasri.
Confira os principais exames do check-up masculino:
- Exames de sangue para verificar os níveis de colesterol total e frações, triglicérides, glicemia e insulina
- Avaliação de calcificação em coronária
- Função hepática
- Ácido úrico
- Câncer de próstata: dosagem da enzima PSA
- Câncer de cólon: colonoscopia
- Função pulmonar, indicada aos fumantes
- Raio X de tórax para avaliar os órgãos sólidos
Os especialistas recomendam...
- Deixe de lado o sedentarismo: pelo menos 30 minutos de caminhada por dia. O ideal são cinco dias por semana.
- Alimente-se de forma saudável para controlar o sobrepeso: de cinco a seis pequenas refeições ao dia, ricas em frutas, legumes e verduras.
- Mude o ritmo da vida profissional: é preciso buscar equilíbrio entre os diversos papéis que se tem na sociedade e na família. Isso promove felicidade e alegria de viver.
fonte em dia com a saúde
0 comentários:
Postar um comentário