Instituído pelo Ministério da Saúde através da portaria nº 1893, 2003, o Dia Nacional de Doação de Leite Humano é comemorado em 1º de outubro. A data traz diversas ações de sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano, além de ser uma iniciativa a mais para a promoção do aleitamento materno.
Este não é o único dia que celebra a doação. Em 19 de maio, comemora-se mundialmente a doação de leite materno. São mais de 20 países agindo em prol deste ato de amor e generosidade, que salva diversas vidas.
O leite materno é essencial para proteger recém-nascidos porque alimenta e protege contra diarreia, infecções respiratórias, diabetes e alergias. Anualmente, o país coleta mais de 160 mil litros de leite humano, com qualidade certificada, que são distribuídos a mais de 175 mil recém-nascidos.
De acordo com a coordenadora do controle de qualidade do Banco de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueira, Danielle Aparecida da Silva, trabalhar nessa rede é dar oportunidade de vida a crianças, já que além do alimento, o leite humano traz também fatores de proteção e defesa.
“A mãe de um recém-nascido prematuro, que não desenvolveu leite, passa por um período de angústia, de medo pela saúde do seu bebê. A outra mãe, que é doadora de leite, além de salvar vidas, está oferecendo segurança e tranquilidade para os pais dessas crianças, ela está compartilhando amor”, diz.
As doações, conforme Silva, podem ser feitas tanto em casa (seguindo as orientações de higiene abaixo), quanto nas unidades da rBLH-BR. “A maioria dos Bancos de Leite possuem meios de transporte para retirar as doações nas casas das próprias voluntárias. Como o leite pode ficar congelado por até 15 dias, é possível juntar uma semana de leite materno e solicitar a retirada no Banco de Leite mais próximo”, conta.
Saiba como doar
- Escolha um frasco de vidro com tampa plástica, pode ser de café solúvel ou maionese;
- Retire o rótulo e o papelão que fica sob a tampa e lave com água e sabão, enxaguando bem;
- Em seguida, coloque em uma panela o vidro e a tampa e cubra com água, deixando ferver por 15 minutos (conte o tempo a partir do início da fervura);
- Escorra a água da panela e coloque o frasco e a tampa para secar de boca para baixo em um pano limpo;
- Deixe escorrer a água do frasco e da tampa. Não enxugue;
- Você poderá usar quando estiver seco.
O frasco com o leite retirado deve ser armazenado no congelador ou freezer. Para novas retiradas de leite para doação, um novo recipiente esterilizado deve ser usado na coleta. O armazenamento de mais de uma coleta pode ser feito no mesmo frasco. Para isso, basta etiquetar o volume e a data de cada coleta. O leite pode ficar armazenado congelado por até 15 dias.
* Com informações do Portal Brasil
0 comentários:
Postar um comentário