A Saúde Mental pode ser definida como um conjunto de ações para prevenir tratar ou minimizar o sofrimento das pessoas que possuem ou atravessam algum problema psiquiátrico. Entre esses problemas estão asdepressões, as psicoses, os transtornos ansiosos e a dependência às mais variadas drogas, como álcool, crack, maconha, cocaína, estimulantes, remédios, etc.
Vale lembrar que transtorno mental não afeta somente uma parte da população e que qualquer pessoa pode desenvolver qualquer uma dessas patologias. Atualmente os transtornos psiquiátricos estão entre os que mais afastam do trabalho. Vamos tomar alguns dados da OMS pra ilustrar. Segundo a organização, a depressão afeta 340 milhões de pessoas e leva a 850 mil suicídios por ano no mundo; 2 a 4% da população mundial sofrem de Síndrome do Pânico; 6 milhões de brasileiros são dependentes de drogas.
Os dados são sempre alarmantes e apontam para necessidade de ações preventivas, de combate contra o preconceito e do fortalecimento de serviços como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Residências Terapêuticas (RT) e a criação de leitos de saúde mental em hospitais gerais. Precisamos ainda fechar as instituições que segregam e isolam o louco, ou seja, os manicômios, sendo que este é o um dos eixos da política brasileira de saúde mental instituída pela Portaria Ministerial nº 10.216.
Fonte: Blog do ZéDudu
0 comentários:
Postar um comentário