segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Novembro Azul




Há alguns anos, entidades médicas, como a Sociedade Brasileira de Urologia, e a sociedade civil promovem a campanha Novembro Azul. A ideia é ótima: conscientizar os homens sobre a necessidade de adotar medidas de promoção e prevenção de doenças. Contudo, o problema é o carro chefe da campanha, o rastreamento universal de todos os homens acima de 50 anos para prevenir o câncer de próstata.
Primeiro, é importante explicar o que é rastreamento. Significa procurar doenças em quem não tem sinais ou sintomas, investigar quem não está sentindo nada. É muito diferente de investigação clínica, quando a pessoa tem alguma queixa. No caso do novembro azul, significa fazer, uma vez ao ano, exame de PSA e toque retal em todos os homens acima de 50 anos.
Entretanto, se olharmos descuidadamente, tudo parece muito lógico. Prevenir não é o melhor remédio? O câncer de próstata é muito frequente – no Brasil são registrados 69 mil novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer  (INCA. É possível descobrir o câncer em estágios iniciais com o PSA e o toque retal. E é possível curar os pacientes com cirurgia.
Então, por que não fazer?
A primeira questão é que o PSA pode estar alterado mesmo quando temos uma doença benigna da próstata.  Mesmo quando realizado junto ao toque retal (palpação da próstata), o exame de PSA não consegue identificar de maneira precisa a presença de câncer. Isso significa que muitos pacientes sem câncer deverão fazer uma biópsia de próstata porque o toque retal e/ou o PSA está falsamente alterado.
A segunda questão – e mais importante – é que o câncer de próstata, na maioria das vezes, é um tipo de câncer de crescimento lento,  que surge em idades avançadas. E o que isso significa? Significa que é mais provável que a pessoa morra com o câncer de próstata, até assintomático, e não do câncer de próstata. Mesmo descobrindo câncer em mais gente com o rastreamento (uma verdade) nós não conseguimos diminuir a mortalidade desses homens, pois eles morrem por outros motivos mais frequentes.
Então, de que adianta procurar e achar o câncer, se não fazemos as pessoas viverem mais?
E o pior não é isso, mas sim as consequências de tirar a próstata (prostatectomia). Essa cirurgia tem uma taxa alta de complicações, principalmente incontinência urinária (perda involuntária de urina) e impotência sexual. Como resultado final, temos: mais homens descobrindo que têm câncer de próstata, mais homens tendo complicações com a cirurgia de retirada da próstata (incontinência e impotência) e, no final, morre a mesma quantidade de pessoas (vivendo pior).
Homens que solicitam realização do PSA devem receber informação qualificada do médico assistente sobre riscos e benefícios do rastreamento, considerando fatores de risco individuais e expectativa de vida. A utilização de representações gráficas é útil para demonstrar tais informações.
Essa deve ser a verdadeira mensagem do Novembro Azul! Assim como buscar ter uma boa alimentação, fazer exercícios físicos, não fumar, cuidar do peso, sorrir e viver a vida em sua plenitude!

Fonte: https://www.ufrgs.br/telessauders/noticias/por-que-o-novembro-azul-traz-tanta-polemica/

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Boa Vista 190 - Alto da Boa Vista

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h

Telefones

Telefone: (21) 2484-2312 | 3389-0580

Tecnologia do Blogger.