quarta-feira, 2 de agosto de 2017

De 01 a 07 de agosto - Semana mundial da amamentação




Você sabia que o leite materno é o alimento mais completo para o bebê? Isso quer dizer que até os 6 meses de vida, ele não necessita de nenhum outro alimento além do próprio leite da mãe.
O leite materno possui componentes e mecanismos capazes de proteger a criança de várias doenças. É um simbiótico: uma fonte natural de lactobacilos, bífidobactérias e oligossacarídios. Nenhum outro alimento oferece as características imunológicas do leite humano.
A mãe fornece ao filho componentes protetores, através da placenta e do seu leite, enquanto o sistema de defesa do bebê amadurece.Outros aspectos reforçam a importância desse gesto de amor: “Os laços afetivos são consolidados com a amamentação, além de possibilitar uma recuperação mais rápida da mãe no pós-parto, pois a amamentação acelera o retorno do útero ao tamanho original, auxilia na redução de peso da lactante e na prevenção dos cânceres de mama e colo do útero”, explica a pediatra e supervisora do Banco de Leite do Hospital Santa Lúcia, Dra. Fábia Queiroga.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano, mais de 10 milhões de crianças com menos de cinco anos morrem em todo o mundo por doenças que podem ser prevenidas e tratadas. Há várias intervenções preventivas e terapêuticas eficazes e de baixo custo, que podem ajudar a reduzir essas mortes e a principal delas é o aleitamento materno.
Alimento exclusivo
O Ministério da Saúde (MS) recomenda que, até os seis meses de vida, o bebê seja alimentado exclusivamente com leite materno para ter um crescimento forte e um desenvolvimento saudável. A amamentação é também reconhecida pelo MS como o primeiro direito da criança após o nascimento, que a recomenda até os dois anos de vida.
O aleitamento materno exclusivo transfere à criança, além dos nutrientes, substâncias e células. “São esses anticorpos que as protegem de infecções”, explica.
Doação de leite materno
Amamentar é mais do que garantir a saúde do bebê, é um ato de amor. Mas há quem não pode, por algum motivo, amamentar e precisa contar com a solidariedade de mães que doam leite materno. Criada em 1985, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano conta hoje com 214 bancos de leite e 134 postos de coleta em todos os estados, a maior do mundo. Por ano, são recolhidos 160 mil litros de leite, que beneficiam 175 mil recém-nascidos internados em unidades de terapia intensiva e semi-intensiva.
A doação de leite é apontada como um dos fatores fundamentais para a queda da mortalidade na infância no Brasil. A taxa caiu de 18,9 mortes por mil nascidos vivos, em 2010, para 17,9, em 2011, o que fez o Brasil alcançar o objetivo do milênio antes do prazo, 2015.
Como doar
Algumas mulheres quando estão amamentando produzem um volume de leite além da necessidade do bebê, o que possibilita que sejam doadoras de um Banco de Leite Humano.
De acordo com a legislação que regulamenta o funcionamento dos Bancos de Leite no Brasil (RDC Nº 171), a doadora, além de apresentar excesso de leite, deve ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente.
Se você quer doar seu leite entre em contato com um Banco de Leite Humano. A doação pode ser feita a partir do primeiro dia em que a mulher está em casa.
A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano oferece em seu site uma página com diversas dicas sobre amamentação. A posição que o bebê deve estar, a hora certa da mamada, como o leite humano é produzido, entre outras dicas. Não fique com dúvidas, amamentar seu filho e atuar como cidadã, na hora da doação, é ser mãe.
Acesse o site e confira todas as informaçõeshttp://www.redeblh.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home
Fonte: http://www.nacionalcoop.com.br/01-de-agosto-dia-mundial-da-amamentacao/

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Boa Vista 190 - Alto da Boa Vista

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h

Telefones

Telefone: (21) 2484-2312 | 3389-0580

Tecnologia do Blogger.