A enfermagem é uma das mais antigas profissões e é conhecida como a “arte de cuidar”. Esses profissionais hoje são bem vistos graças à Florence Nightingale, britânica nascida em 1820, que é considerada a fundadora da enfermagem moderna. O fato de ser mulher significava que tinha que lutar com as autoridades militares a cada passo para levar a cabo o propósito de reformar o sistema hospitalar, pois as condições eram precárias, não havia leitos ou macas, os soldados ficavam deitados no chão bruto e operações eram efetuadas em condições anti-higiênicas. No dia 10 de Agosto é um dia reservado em homenagem a todos que se dedicam à Enfermagem.
Essa data é muito bem comemorada por esses profissionais preocupados com nossa saúde e bem-estar, pessoas que tem um cuidado todo especial com seus enfermos, pessoas que se dedicam a cuidar do próximo. A enfermeira é a primeira profissional da saúde que temos acesso ao chegar a um hospital, e ela que é responsável em cuidar dos pacientes enquanto estão internados.
A enfermeira é uma profissional preparada para atuar em todas as áreas da Saúde: assistenciais, administrativas e gerenciais. Dentro da enfermagem existem três categorias: o enfermeiro (profissional de nível superior) que supervisiona e orienta a equipe técnica de enfermagem, o Técnico e o auxiliar de enfermagem (nível médio), o qual geralmente é quem executa a maioria dos procedimentos básicos, muitas pessoas confundem essas categorias e acabam denominando todos de “enfermeiros”. Esse profissional geralmente trabalha na organização, gerência e supervisão das unidades de saúde, o que torna às vezes o trabalho um pouco burocrático, além de poder atuar em diversas áreas como: hospitais, unidades de saúde da família, instituições de ensino etc.
Fonte: https://www.pereirabarreto.sp.gov.br/noticias/23-saude/2723-dia-da-enfermeira-foi-comemorado-no-dia-10-de-agosto.html.
0 comentários:
Postar um comentário