Vários monumentos da cidade, entre eles o Cristo Redentor e a Catedral Metropolitana, ganharam nesta terça-feira iluminação rosa para lembrar à população da importância da prevenção ao câncer de mama. Um dos alertas do Outubro Rosa, iniciativa que ocorre em diferentes cidades pelo mundo, é que o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres.
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) também participa do movimento, e vai promover um encontro de profissionais especializados em câncer de mama para o próximo sábado. O grupo irá debater o percurso feito pela mulher desde a chegada à Unidade Básica de Saúde (UBS) até o acompanhamento feito após a alta. O encontro é fruto de parceria com gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) do Rio de Janeiro.
O movimento Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos nos anos 90 e se espalhou pelo mundo. A iniciativa chegou ao Brasil em 2002, com a iluminação em tom rosa do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo.
Segundo o Ministério da Saúde, anualmente surgem cerca de 50 mil casos de câncer de mama no País. Somente em 2011, houve 13.225 vítimas da doença. Para estimular a detecção precoce do câncer de mama e contribuir com as ações do Outubro Rosa, o ministério lançou uma campanha de conscientização sobre o tema. A orientação para as mulheres com idade acima dos 40 é que o exame clínico seja feito uma vez ao ano.
FONTE: http://noticias.terra.com.br
0 comentários:
Postar um comentário