quarta-feira, 27 de novembro de 2013

27 de novembro - Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama



Considerada a primeira causa de morte de mulheres por tumor no país, o câncer de mama é lembrado neste 27 de novembro, “Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama”, com objetivo de conscientizar as mulheres da importância da prevenção e de estar em dia com os exames periódicos. A doença perde apenas para os problemas cardiovasculares como infarto e acidente vascular cerebral (AVC) entre os óbitos por doenças em geral no sexo feminino.
A mastectomia dupla preventiva da atriz Angelina Jolie alertou o mundo para o fator de hereditariedade do câncer de mama e de ovário. Como no caso da atriz, a mutação de um gene aumenta a chance de reincidência da doença na mesma família.
Mais de cinquenta mil novos casos de câncer de mama ocorrem a cada ano no Brasil. Cerca de 10% destes casos são hereditários. O câncer de mama hereditário se refere à ocorrência familiar de início precoce (anterior aos 40 anos de idade). As mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 são responsáveis por cânceres de mama e de ovário hereditários, além de estarem associadas ao câncer de mama masculino.
Teste genético é mais uma arma de prevenção
Um teste preditivo pode fornecer informações sobre a possibilidade de uma determinada pessoa desenvolver ou não a condição pesquisada (teste pré-sintomático) ou apresentar maior predisposição de desenvolver um problema específico (teste de susceptibilidade).
“É muito importante, no entanto, que um médico discuta com o paciente sobre a realização do exame e seus possíveis resultados”, explica Dr. Armando Fonseca, diretor médico DLE.
“O DLE desenvolveu Biobox Coleta, que proporciona a padronização do material biológico coletado do paciente, garantindo a qualidade da análise laboratorial”, acrescenta o especialista.
Os exames podem ser realizados a partir de amostras de sangue ou através de raspado bucal, uma coleta simples e de fácil armazenamento e transporte. No raspado o material pode ser colhido pelo próprio paciente, sem sair de casa. O resultado sai em 30 dias úteis.  
É possível que o médico recomende a realização de um teste genético preditivo para câncer em algumas situações, como: afastar dúvidas em indivíduos com histórico familiar de câncer; adiar o aparecimento da doença em decorrência da mudança de hábitos de vida (dieta, tabagismo, álcool, entre outros), permitir o diagnóstico precoce através de exames periódicos e acompanhamento médico, aumentando as chances de cura; e auxiliar no aconselhamento genético e planejamento familiar, através do conhecimento do risco dos descendentes e parentes desenvolverem a mesma doença.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Boa Vista 190 - Alto da Boa Vista

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h

Telefones

Telefone: (21) 2484-2312 | 3389-0580

Tecnologia do Blogger.