Mitos e verdades
- Não há nada que indique que o gênero determine um risco maior ou menor de incidência da doença. O diabetes está relacionado diretamente a fatores genéticos, obesidade e sedentarismo.
- É mito que o diabético não pode comer nada com açúcar. Se a taxa de glicemia estiver muito acima do padrão, a recomendação médica é evitar ao máximo o açúcar. Mas se a taxa estiver em níveis aceitáveis, ele pode consumir um doce eventualmente.
- A diabetes é uma doença silenciosa, não apresenta sintomas na fase inicial. O único indicativo é o exame de sangue. Apenas em estágio mais avançado é que a doença apresenta sintomas, mas isso pode levar de 10 a 15 anos.
- É mito que todo diabético precisa tomar insulina. Para quem tem diabetes do tipo 1 a aplicação é realmente necessária. Mas para os pacientes do tipo 2, a insulina pode não ser necessária se a doença for detectada e tratada desde o início.
- É mito que a aplicação de insulina causa dependência química. O hormônio é importante para permitir a entrada de glicose na célula, tornando-se fonte de energia.
- Diabéticos devem fazer, de preferência, exercícios leves sob supervisão profissional. Atividades físicas que resultam em grande gasto calórico podem resultar num quadro de hipoglicemia
- Quem tem diabetes deve ficar alerta com situações estressantes, pois contribuem para elevação da taxa de glicose no sangue.
Fonte: http://www.sidneyrezende.com
0 comentários:
Postar um comentário