quinta-feira, 29 de maio de 2014
Sera realizada neste sábado, dia 31 de maio, grande caminha pelo dia mundial sem tabaco. Venha participar. A concentração será à partir das 8:30 na praça Afonso Viseu, na entrada da Floresta da Tijuca. Venha encher seu pulmão de vida. Participe que no final você terá uma grande surpresa.
terça-feira, 27 de maio de 2014
28 de maio - Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna
A redução da mortalidade materna ainda é um desafio para o sistema de Saúde brasileiro. A mortalidade materna é utilizada como índice para monitorar a qualidade dos serviços de saúde prestados à população. No Brasil a relação entre a mortalidade materna e o número de bebês nascidos mortos ainda é alto. Cerca de 66 mães morrem a cada 100.000 bebês. Apesar dos constantes avanços tecnológicos aplicados a área de saúde, apenas 11 das 27 capitais brasileiras possuem Comitês de Mortalidade Materna atuantes. Essa comissão é responsável por identificar problemas regionais e elaborar estratégias para solucioná-los. Para diminuir a mortalidade materna, algumas medidas devem ser seguidas como o planejamento familiar, o Pré-natal bem estruturado e o encaminhamento dos casos patológicos para serviços de alto risco.
O dia 28 de maio é lembrado como o dia nacional de mortalidade materna. Infelizmente, ainda é grande o número de mulheres que morrem por problemas ocorridos na gravidez, no parto, ou no pós-parto. A Organização Mundial de Saúde (OMS) esclarece que a morte materna é decorrente de problemas ligados à gravidez ou por ela agravados, ocorridos no período da gestação ou até 42 dias após o parto. As causas são basicamente decorrentes das doenças hipertensivas, hemorragias, infecções puerperais e aborto. Muitas vezes ocorrido pela má qualidade de vida dos contextos familiares, a violência doméstica, o analfabetismo e a baixa renda.
Fonte: http://www.anchieta.es.gov.br/mat_vis.aspx?cd=18473
segunda-feira, 26 de maio de 2014
26 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Glaucoma
Nesta segunda-feira (26) é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, problema que afeta a visão e atualmente atinge cerca de 900 mil pessoas em todo o Brasil. A doença causa uma pressão intraocular, provocando uma lesão no nervo ótico e consequentemente comprometendo a visão. Se não for tratado adequadamente pode levar à cegueira.
De acordo com o chefe do setor de glaucoma do Grupo Hospitalar Conceição do Ministério da Saúde, Agideu Picetti, em grande parte dos casos a perca da visão acontece no âmbito periférico. “O fato de a doença acometer principalmente a visão periférica faz com que as pessoas não saibam que o glaucoma está se desenvolvendo”, alerta Picetti.
A perda visual só ocorre em fases mais avançadas. Primeiro o campo visual vai diminuindo até se tornar uma visão tubular e sem tratamento específico o paciente pode ficar cego.
Como o glaucoma é uma perda do tecido nervoso o uso dos óculos não resolvem o problema. “Com a perda nervosa é definitiva não existe um recurso óptico para solucionar o problema”, explica o oftalmologista.
O glaucoma é um problema que não apresenta sintomas. Em enquete realizada pelo Blog da Saúde, das 1022 pessoas consultadas 766 (75%) disseram nunca ter feito exame para saber se tem glaucoma. Agideu Picetti informa que é sempre importante visitar o oftalmologista para checar como está à visão e alerta que a partir dos 40 anos de idade é fundamental realizar a prevenção da doença. “A partir desta idade é necessário visitar o oftalmologista para olhar o nervo e medir a pressão interna do olho para saber se há indícios de desenvolvimento de um glaucoma”. Para diagnosticar a doença o oftalmologista, após pingar uma gota de colírio em cada olho e encosta o tonômetro (aparelho usado para realizar o procedimento) em seu olho para medir a pressão intra-ocular. O procedimento simples e indolor.
O coordenador executivo da União Inclusão em Redes e Rádios (da UNIRR), Marcus Aurélio de Carvalho, nasceu com o problema nos dois olhos e atualmente só tem 10% da visão do olho esquerdo. Ele conta que, mesmo com as limitações severas provocadas pelo glaucoma, foi possível alcançar sucesso profissional e pessoal: “Eu diria que em resumo são três os segredos. Primeiro eu nunca fui de me abater, sempre fui um otimista. Motivo dois, minha família nunca me tratou como coitadinho e isso me ajudou muito. Quando tinha que dar bronca, dava bronca, quando tinha que puxar a orelha, puxava a orelha. Motivo três, na escola eu fui treinado para o mundo real”.
O tratamento para as pessoas que possuem glaucoma é feito com colírios específicos. O Ministério da Saúde oferece gratuitamente a consulta, reavaliação e colírios para o tratamento do glaucoma no Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: http://www.amambainoticias.com.br/geral/26-de-maio-dia-nacional-de-combate-ao-glaucoma
sábado, 24 de maio de 2014
DIA DO MASSAGISTA - 25 DE MAIO
A profissão de massagista é de nível profissionalizante e é regulamentada pelo Decreto Lei nº 3.968 de 1961. O massagista pode possuir gabinete em nome próprio, desde que tenha a habilitação legal e a administração do tratamento, que somente será feita mediante prescrição médica.
O desconhecimento da opinião pública desse tipo de trabalho e o descrédito por parte de colegas de outras áreas da saúde, são as primeiras dificuldades encontradas por esses profissionais. A outra, talvez a maior, é a diferença entre o massagista e o fisioterapeuta.
Enquanto o fisioterapeuta tem competência para realizar tratamento ativo e passivo, e o pratica em hospitais, clínicas, clubes e privadamente, o massagista é qualificado somente para realizar tratamento passivo. Os importantes métodos ativos de tratamento estão longe da capacidade do massagista, mas dentro do domínio do fisioterapeuta.
Sem dúvida, os massagistas são necessários e realizam uma tarefa importante no cuidado com o paciente, mas no tratamento de lesões e traumas causados pelos esportes ou acidentes, eles não podem substituir o fisioterapeuta. Esse trabalho deve ser feito em parceria.
Sem dúvida, os massagistas são necessários e realizam uma tarefa importante no cuidado com o paciente, mas no tratamento de lesões e traumas causados pelos esportes ou acidentes, eles não podem substituir o fisioterapeuta. Esse trabalho deve ser feito em parceria.
A massagem é habilidade, não é força, e a dor não deve fazer parte das sessões. O correto é sentir, no máximo, uma dor suportável de alívio. É importante dar especial atenção ao profissional, procurando certificar-se quanto à sua formação e habilitação em massagem.
Existem vários tipos de massagens, originárias de diversos países como o Japão, China, Índia e outros, entretanto, todas essas técnicas já estão adaptadas e incorporadas aos costumes ocidentais. Concluímos que as técnicas de massagens são milenares, consistindo a pressão com os dedos e deslizamentos da mão sobre pontos das extremidades do corpo, incluindo o tronco, a cabeça e os membros. A massagem elhora a circulação sangüínea, dores musculares, alguns tipos de dores de cabeça, dores nas costas, lombares e torcicolos. Todo o corpo é tocado com a pressão dos dedos, cotovelo e antebraço, dorso da mão e também com os pés do massagista.
A massagem tem o objetivo de harmonizar o indivíduo e por isso remove as tensões restaurando o fluxo normal de energia, beneficiando os sistemas ósseo, muscular, urinário, digestivo, linfático, endócrino, respiratório e circulatório e as articulações.
O massagista transmite energia através das mãos, desobstruindo os pontos de bloqueio de energia e estimulando os pontos dos órgãos vitais com o uso de óleo ou creme, para facilitar os movimentos, diminuindo as dores musculares e promovendo, assim, relaxamento corporal e mental.
quinta-feira, 22 de maio de 2014
22 de maio - Dia do abraço. Sinta-se abraçado.
O dia do abraço é comemorado no dia 22 de maio. É com o abraço que damos boas-vindas ou confortamos alguém na partida para uma viagem. Trocamos afeto, alegria, amor e amizade. Dizem os orientais que, quando abraçarmos uma pessoa querida a quem amamos, devemos fazer da seguinte forma: inspirando e expirando três vezes, e aí sua felicidade se multiplicará pelo menos dez vezes. O efeito terapêutico do abraço é inegável. Diante disso não podemos esperar para abraçarmos a quem queremos bem. Por isso, nunca negue um abraço a ninguém. Além de fazer bem pra você, acredite, você estará fazendo maravilhas pelo outro!
Fonte: http://todanovidade.com.br/comemoracoes/dia-do-abraco/
Agora é pra valer. Sujou, pagou!
Nessa sexta-feira, 23/05, o dia de conscientização vai ser na Praça Mário Lago, que fica entre a Rua São José e a Avenida Nilo Peçanha, em frente ao Edifício Garagem Menezes Côrtes, no Centro.
Pedimos que os transeuntes e comerciantes fiquem atentos em relação ao lixo de coleta disponibilizado fora do horário e ao lixo descartado irregularmente porque a fiscalização na região será reforçada com equipes da Comlurb e da Guarda Municipal. A ação também contará com brindes do Programa Lixo Zero e com exibição de faixas educativas.
terça-feira, 20 de maio de 2014
20 DE MAIO DIA DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM
No Brasil, em 20 de maio comemora-se o Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, na data do falecimento de Ana Neri, a primeira enfermeira voluntária do país. Assim como a europeia, ela deu nome à primeira Escola de Enfermagem oficializada pelo Governo Federal, em 1923.
Fonte: http://www.bolsademulher.com/corpo/dia-mundial-do-enfermeiro/
segunda-feira, 19 de maio de 2014
19 de maio, Dia Mundial do Médico de Família
DIA MUNDIAL DO MÉDICO DA FAMÍLIA
A Medicina de Família como afirma o Dr. Ian McWhinney tem suas origens no ramo mais antigo da medicina, medicina geral. No século XVIII, na América, foi dado o nome de "clínica geral" e, no século XIX na Inglaterra, foi chamado de "clínica geral". No amanhecer do século XX foi publicado pela primeira vez este nome na revista Lancet. No entanto, nesta época foi também elaborado e publicado o relatório Flexner, que levaria ao aparecimento das especialidades e subespecialidades médicas e cirúrgicas que dominam a cena até os dias de hoje.
Na metade do século XX, a proporção e a distribuição de médicos especialistas focais em um modelo curativo que não dava resposta às necessidades da população tornou evidente a crise nos sistemas de saúde. A histórica Conferência sobre Cuidados Primários de Saúde, realizada no Kazaquistão, ex-URSS, em setembro de 1978, liderada pelo Organização Mundial de Saúde OMS, com delegações de 134 países, consagrou a Atenção Primária à Saúde (APS) como a estratégia para que os países alcançassem a meta de Saúde para Todos no ano 2000. Entretanto, chegado este ano, o que se evidenciou em muitos países, foi falta de compromisso na implementação e no encaminhamento da APS, com diferentes resultados em relação ao alcance das metas e se chegou a pensar no fracasso da Estratégia.
No ano de 2003 e para comemorar os 25 anos desde a publicação da Declaração de Alma Ata, os países se reúnem novamente e promulgamAtenção Primária à Saúde renovada APSr. Rapidamente, os países mais desenvolvidos, iniciam um processo de reorientação dos serviços de saúde, tendo em conta o reforço da APSr e a necessidade de investir na formação de especialistas em Medicina de Família e Comunidade com vista não somente alcançar uma cobertura universal, mas também para incrementar a capacidade resolutiva dos cuidados primários.
Desde então, vários estudos demonstraram a eficácia de médicos de família em um sistema APS forte, com disponibilidade de formação e qualificação de recursos humanos, que inclui a equipe de saúde da família e permite a satisfação da pessoa uma vez que promove uma atenção à saúde que é custo-efetiva.
A Medicina de Família centrada no paradigma da complexidade e integralidade biopsicossocial, concebe a saúde e a doença como processos de vida de relação, no qual a prevenção, o diagnóstico, a terapêutica e a reabilitação estão centrados na pessoa e no seu entorno.
Apesar de tantas fortalezas, é preciso reconhecer que a Medicina Familiar e Comunitária e a APS sofrem resistência, especialmente nos países economicamente menos desenvolvidos. Grande parte dessa resistência é provocada por preconceitos equivocados e falta de conhecimento sobre a especialidade. Alguns consideram que é uma especialidade menor, desconhecendo suas competências abrangentes, sua alta efetividade. Algumas resistências se relacionam à ética porque a atuação do médico de família entra em conflito com interesses diversos.
É, portanto, essencial e estratégico que os médicos de família e comunidade ao redor do mundo, sejamos conscientes do nosso valor e potencial. Ao mesmo tempo, é essencial que nos façamos ouvir e respeitem nossos direitos. Por outro lado, devemos, progressivamente, melhorar nossos conhecimentos, nossas práticas e fortalecer os espaços coletivos. Nossa especialidade tem muito a contribuir para a melhoria da saúde dos indivíduos, famílias e comunidades. E isto se efetivará mantendo uma atitude ética e colaborativa.
A Saúde como um direito de cada cidadão, de cada família e de cada comunidade do mundo, exige a participação e o empenho dos médicos de família para que este direito se transforme em dever dos sistemas de saúde em cada dos nossos países.
Parabéns a todos os Médicos de Família da América Latina, Península Ibérica e de todas as regiões da WONCA neste.
Fonte: https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/profissionaisPSaudeFamilia/conversations/topics/1555
domingo, 18 de maio de 2014
18 DE MAIO: DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL
A adoção de um sistema mais humanizado de atendimento psiquiátrico está no foco de atenção do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio.
A data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental ocorrido em 1987, na cidade de Bauru (SP), ocasião em que foi lançado o primeiro manifesto dos trabalhadores em saúde mental por uma sociedade sem manicômios. No documento, os trabalhadores recusam o papel de agente da exclusão e da violência institucionalizada e que desrespeita os direitos da pessoa humana.
Quase 20 anos se passaram até que as mobilizações em torno do tema culminassem com a publicação da lei 10.216/01, conhecida como Lei da Reforma Psiquiátrica. A legislação redireciona o modelo assistencial em saúde mental, propondo o enfoque nos direitos humanos.
A implementação da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial está entre os temas de atuação da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, que atua a partir de dois eixos estratégicos: a implementação de políticas públicas para garantir à pessoa com transtorno mental a perspectiva de recuperação pela inserção na família, no trabalho e na sociedade; e o cumprimento da medida de segurança tendo como base a Lei 10.216/01.
Cartilha Direito à Saúde Mental – Como parte dessa mobilização, a PFDC lançou a Cartilha Direito à Saúde Mental. Destinada a usuários do sistema de saúde mental, familiares e toda a comunidade, a publicação reúne – em uma linguagem clara e acessível – perguntas e respostas sobre aspectos como saúde integral, direitos da pessoa com transtorno mental, modos de tratamento, interdição, condições para internação, delitos, uso abusivo de drogas e exames/prontuários.
O objetivo da cartilha é informar os cidadãos acerca do direito à saúde mental, de modo a que possam conhecer e exigir dos poderes públicos o cumprimento de seus deveres. A publicação foi produzida em parceria com o Conselho Federal de Psicologia, o Conselho Federal de Enfermagem, o Conselho Federal de Serviço Social e o Conselho Federal de Medicina, além de membros do Ministério Público Federal e especialistas no tema.
A versão digital da cartilha está disponível na página eletrônica da PFDC e pode ser reproduzida, desde que mencionada a fonte. Acesse: http://pfdc.pgr.mpf.gov.br/temas-de-atuacao/saude-mental
18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Abuso Sexual Infantil: denunciar é obrigação de todos.
á pouco mais de 10 anos criava-se o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data, reservada a todo 18 de maio, busca lançar o assunto e mobilizar a sociedade a fim de combater o mal que acomete um número infinitamente superior aos casos efetivamente registrados.Portanto, embora tabu, o assunto requer atenção e compromisso por parte de todos, pois somente assim será possível assumirmos a responsabilidade por nossas crianças, garantindo-lhes um futuro isento de más lembranças e traumas.
Na grande maioria das vezes, o abuso ocorre no contexto de uma relação afetiva entre o autor e sua vítima. Ainda que os pais eduquem seus filhos orientando-os a desconfiar de estranhos, a prática do abuso é certamente realizada por alguém que a criança conhece, confia e ama e, essa relação, cercada de segredos, facilita o domínio perverso sobre a criança.
O abuso sexual, comumente, não deixa marcas físicas, já que o abusador age sem violência, usando de sedução e ameaça, o que faz com que a vítima tenha medo da revelação e suporte a violência. Esse segredo tem como função manter a união familiar e proteger essa família do julgamento da sociedade, acarretando uma grande confusão em relação aos papéis parentais – o pai deixa de desempenhar o papel de protetor e de representante da lei, e a mãe, por sua omissão, também deixa de cumprir sua responsabilidade de proteção.
Essa situação é muito mais comum do que se possa imaginar. O abuso sexual afeta 15% dos 65 milhões de menores de 18 anos no Brasil. Estamos falando de cerca de 10 milhões de crianças e adolescentes que sofrem o abuso. Desse total, 6,5 milhões das agressões são contra meninas, sendo que cerca de 300 mil delas são vítimas de incesto pai-filha todos os anos e mais de 100 mil tentam o suicídio em decorrência desse fato. Mas o que chama a atenção é um estudo financiado pela Organização Panamericana da Saúde (1994), em que mostra que somente 2% dos casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes dentro da família são denunciados à polícia.
O Abuso Sexual Infantil precisa ser discutido e denunciado. Todos os adultos são responsáveis pela denúncia desse crime que acomete tantas crianças e adolescentes, já que não fazê-lo incorre em crime de omissão. Por isso, se desconfiar ou souber de algum caso Disque 100 ou procure o Conselho Tutelar mais próximo.
Fonte:http://correnteenoticia.com.br/2012/05/18/18-de-maio-dia-nacional-de-combate-ao-abuso-e-a-exploracao-sexual-de-criancas-e-adolescentes-abuso-sexual-infantil-denunciar-e-obrigacao-de-todos/
sábado, 17 de maio de 2014
17 de maio é o Dia Mundial de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
Desde 2005, 17 de maio é o Dia Mundial de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, doença que atinge mais de 50% das pessoas na terceira idade, está presente em 8% das crianças e adolescentes no Brasil, e é responsável por 40% dos infartos, 80% de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal, conforme dados do Ministério da Saúde.
Algumas dicas importantes para reduzir a pressão alta são exercitar-se, cortar o sal, não fumar, perder peso, reduzir o álcool, reduzir o café e diminuir o estresse. O melhor remédio ainda é a prevenção.
FONTE:http://www.89radiofm.com.br/noticias/view/id/38/17-de-maio-e-o-dia-mundial-de-prevencao-e-combate-.html#!prettyPhoto
sexta-feira, 16 de maio de 2014
Dia 16 de maio - Dia do Gari. Parabéns a esse povo alegre que mantém limpa a nossa cidade.
O termo "Gari" é uma homenagem a uma pessoa que se destacou na história da limpeza da cidade do Rio de Janeiro, o empresário francês Aleixo Gary, que assinou contrato em 11 de outubro de 1876 com o Ministério Imperial para organizar o serviço de limpeza da cidade do Rio de Janeiro, oferecendo servidos de remoção de lixo das casas e praias. Gary permaneceu no cargo até o vencimento do contrato, no ano de 1891. Logo em seguida entrou no seu lugar o primo Luciano Gary.
A empresa foi extinta um ano depois, sendo criada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da Cidade, cujos serviços deixavam a desejar. Em 1906, a superintendência tinha 1.084 animais, número insuficiente para carregar as 560 toneladas de lixo da cidade. Assim, da tração animal passou-se à tração mecânica, e depois ao uso do caminhão.
Sabia que a gente pode facilitar a vida do gari e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente? Como? Simplesmente separando o nosso lixo de cada dia. Isso se chama coleta seletiva.
Fonte: https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3404366142784918152#editor/target=post;postID=3003438894229202810
15 de maio - Dia do Assistente Social.
A expressão Serviço Social é de origem anglo-saxônica e foi utilizada pela primeira vez em 1904 nos Estados Unidos para designar uma escola de Boston para profissionais que atuavam com assistência social.
O Assistente Social consiste na função de prestar serviços aos segurados da Previdência objetivando garantir os direitos e assistência à população marginalizada e menos favorecida, por meio de programas e políticas sociais. O seu campo de atuação vai desde hospitais, creches a serviços de proteção judiciária e conselhos de direitos e de gestão.
A data foi criada em virtude da publicação da encíclica Rerum Novarum pelo Papa Leão XIII, onde arcava o posicionamento da Igreja Católica mediante as problemáticas sociais que assolavam a Europa e, por sua vez, aproximou os assistentes sociais europeus, uma vez que, assumiram o documento tornando-o base fundamental do seu ofício.
No Brasil, o Serviço Social foi criado em 1936, a partir da iniciativa dos grandes líderes da Igreja Católica motivados pela Doutrina Social da Igreja enriquecida por uma nova Encíclica Social: a “Quadragésimo Ano” composta pelo Papa Pio XI e publicada em 15 de maio em 1931 em comemoração aos quarenta anos da RerumNovarum.
Parabéns pelo seu dia, Assistente Social!
Fonte: http://www.ceuma.br/portal/2013/05/15-de-maio-dia-do-assistente-social/
terça-feira, 13 de maio de 2014
Municípios de todo o Brasil devem continuar ação até atingir 80% da meta
A Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe, que terminaria na última sexta-feira (9), foi prorrogada em todo o Brasil pelo Ministério da Saúde com o intuito de aumentar o número de pessoas vacinadas no país. As vacinas estarão disponíveis até que a meta inicial, de 49,6 milhões de pessoas vacinadas, seja atingida.
De acordo com os dados divulgados na última quinta-feira (8), 21,3 milhões de brasileiros tomaram a vacina, o que corresponde a apenas 53,6% do objetivo. Em 2013, foram imunizadas 32.466.619 pessoas durante a campanha, superando a expectativa, que era de 31,3 milhões à época. Segundo o último levantamento parcial, divulgado na tarde de sexta-feira (9), 219.862 pessoas tomaram a vacina no ABC, o que corresponde a apenas 41,35% do total para a região.
De acordo com Ivani Maretti, 52, enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Santo André, no ano passado a campanha também foi prorrogada. “Tivemos uma cobertura ótima, 90% após a prorrogação”, disse. Segundo ela, outras estratégias estão sendo estudadas para que mais pessoas procurem os postos de saúde.
A campanha, que teve início no dia 22 de abril, tem como objetivo vacinar pessoas com mais de 60 anos, gestantes, mulheres que deram à luz até 45 dias, profissionais de saúde e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é segura e previne o agravamento da gripe e internações.
Fonte:http://www.metodista.br/rronline/noticias/saude/2014/05/campanha-da-vacina-contra-gripe-e-prorrogada-devido-a-baixa-adesao
Falta de exercício é o maior fator de risco para doenças cardíacas em mulheres acima de 30 anos, diz estudo
A pesquisa foi feita por cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, com mais de 30 mil mulheres do país nascidas nas décadas de 20, 40 e 70
Eles constataram que o tabagismo teve o maior impacto sobre o risco de doenças cardíacas em mulheres abaixo de 30 anos.
No entanto, à medida em que elas ficavam mais velhas e abandonavam o cigarro, a falta de atividade física passou a ter influência dominante sobre o aparecimento de problemas ligados ao coração.
A
Clique
Segundo os cientistas, as autoridades de saúde devem continuar encorajando as pessoas a deixaram de fumar, porém deveriam também se concentrar em promover a prática da atividade física.
"Precisamos de um maior empenho das autoridades no sentido de manter as mulheres de meia-idade ativas para que elas possam chegar à velhice mais saudáveis e praticando exercícios físicos", disse à BBC Wendy Brown, professora do centro para a pesquisa sobre o exercício, atividade física e saúde da Universidade de Queensland.
Brown sugere às mulheres fazer exercícios diários de pelo menos 30 minutos para reduzir os riscos de problemas cardíacos.
"Garanto que qualquer mulher que faça pelo menos 30 minutos de exercício físico por dia vai sentir grandes melhorias em sua saúde", diz Brown.
"Só a prática de atividade física reduz em 50% o risco de doenças cardíacas", acrescenta ela.
Os pesquisadores afirmam ainda que se todos as mulheres acima de 30 anos na Austrália seguissem as diretrizes recomendadas de exercício físico, cerca de 3 mil vidas poderiam ser salvas por ano no país.
Brasil
Dados recentes do Ministério da Saúde apontam um aumento no número de brasileiros que incorporam os exercícios físicos à rotina.
Entre 2009 e 2013, segundo a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), cresceu de 30,3% para 33,8% a proporção de pessoas que realizam atividade física no período de lazer.
Os homens são os mais ativos: 41,2% praticam exercícios no tempo livre, enquanto que, em 2009, o índice era de 39,7%.
Entretanto, o aumento da prática de exercícios entre as mulheres foi maior, passando de 22,2% para 27,4% no mesmo período.
Ainda assim, mais da metade da população – 50,8% - está acima do peso ideal – destes, 17,5% são considerados obesos.
A pesquisa Vigitel ouviu cerca de 23 mil brasileiros maiores de 18 anos que vivem nas 26 capitais do país e no Distrito Federal.
FONTE: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/05/140511_falta_exercicio_fisico_mulher_doenca_cardiaca_lgb.shtml
DIA 12 DE MAIO - DIA MUNDIAL DA ENFERMAGEM
No dia 12 de maio comemora-se o Dia Mundial do Enfermeiro. A data tem como objetivo parabenizar o trabalho deste profissional que presta serviços para melhorar as condições de saúde das pessoas. Munido de conhecimentos da sua área, o enfermeiro atua na prevenção de doenças e na recuperação dos pacientes.
ORIGEM DO DIA MUNDIAL DO ENFERMEIRO
O Dia Mundial do Enfermeiro foi influenciado pela data de nascimento de Florence Nightingale, uma enfermeira britânica que ficou conhecida por cuidar dos feridos da Guerra da Criméia. Nascida em 12 de maio de 1820, Florence recebeu o apelido de “A dama da lâmpada”, pois usava este utensílio para auxiliar o seu trabalho a noite.
A profissão de enfermeiro tem uma origem mais remota, estando ela enraizada na época do Velho Testamento. A missão da enfermagem naquele período já consistia em cuidar e proteger os doentes, sobretudo os idosos e deficientes.
Com o passar dos séculos, as práticas de saúde evoluíram e o enfermeiro precisou aprimorar os seus conhecimentos. Mesmo com a importância da profissão para a sociedade, houve um período de crise para a enfermagem. Como este trabalho era associado ao perfil feminino e se apresentava como uma prática leiga, muitas mulheres consideraram a função indigna e semelhante ao serviço doméstico.
FONTE:http://www.mundodastribos.com/12-de-maio-dia-mundial-do-enfermeiro.html
quinta-feira, 8 de maio de 2014
08 de maio - Dia mundial de combate ao câncer de ovário
Dia 08 de maio é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Ovário. No Brasil, esse tipo de tumor representa aproximadamente 4% do total de casos e ocupa a sétima posição entre as neoplasias que mais atingem as mulheres, sendo o câncer ginecológico de maior letalidade, embora bem menos frequente que os cânceres de colo do útero e de mama.
Não existe uma causa específica para a doença, porém os fatores de risco devem ser observados por ser considerada silenciosa e agressiva. Mais comum em mulheres acima de 40 anos, o câncer de ovário é de difícil diagnóstico e apresenta menores chances de cura, conforme especialistas.
Segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer, o INCA, a estimativa para 2014 no Brasil é de 5.680 novos casos, um número preocupante. De acordo com o ginecologista Geraldo Gomes da Silveira, explica que o histórico familiar, a reposição hormonal pós-menopausa, o tabagismo e a obesidade são alguns dos fatores de risco.
— Para as pessoas que apresentam história familiar da doença, em especial, o rastreamento deve ser ainda mais minucioso.
Os sintomas do câncer de ovário podem ser confundidos com simples dores abdominais, prisão de ventre, inchaço, náuseas, diarreia, aumento da urina, ganho ou perda de peso súbito e hemorragia vaginal anormal, o que faz com que a mulher procure o médico tardiamente.
Incidência é alta no Estado
A região sul apresenta altas taxas de incidência desse tumor. Cerca de 10 novos a cada 100 mil mulheres devem ser diagnosticados na capital gaúcha este ano, enquanto que no Brasil inteiro a média é de seis ocorrências para cada 100 mil. Por isso, o acompanhamento médico é a melhor forma de evitar ou diagnosticar em tempo.
De acordo com o ginecologista Geraldo Gomes, ainda não há um método de diagnóstico precoce muito efetivo para o câncer de ovário, fator que dificulta bastante a detecção da doença em fases iniciais.
— Atualmente, se usa uma combinação entre exames de imagem e marcadores tumorais sanguíneos — destaca, ressaltando que o Papanicolau não é utilizado para diagnóstico desse tipo de câncer.
Os tipos de câncer de ovário
Os tumores de ovário são nomeados de acordo com o tipo de células que se encontram na origem das neoplasias. Por meio de pesquisas, hoje já se conhecem mais de 15 tipos. Em alguns casos, a paciente pode ser submetida à ressecção (remoção cirúrgica) dos ovários ou de parte deles, na região onde o tumor está alojado.
Os principais tipos são o câncer epitelial, que se desenvolve a partir das células que cobrem a superfície externa do ovário e é mais incidente na fase pós-menopausa, e o câncer de células germinativas, que tem origem a partir das células que produzem os óvulos, tipo mais comum em pacientes jovens. Existem também os chamados tumores mistos.
Abordagem e tratamentos
Não existe um único tipo de tratamento para o câncer de ovário. A abordagem vai depender do estágio em que a doença se encontra e do tipo diagnosticado. A cirurgia, a radioterapia, a quimioterapia e a terapia alvo são algumas opções. A decisão terapêutica ficará a critério do oncologista.
Conforme a médica oncologista Roberta Bressane, a doença apresenta como manejo primordial o procedimento cirúrgico com o intuito de obter material para definir o diagnóstico mais especifico, realizar o estadiamento e proceder com o tratamento inicial imediato.
A médica explica que para o câncer epitelial, um dos subtipos, a cirurgia deve ser ampla com objetivo de retirar o máximo possível de doença visualizada.
— A definição quanto à necessidade da associação de tratamento quimioterápico adjuvante no câncer de ovário epitelial inicial irá depender do estadiamento da neoplasia e de alguns fatores de risco que indiquem um pior prognóstico — detalha Roberta.
Ainda de acordo com a especialista, nos casos de câncer de ovário de células germinativas, outro subtipo, a maioria dos tumores costuma ter apresentação em estádios iniciais com marcadores tumorais elevados, salvo em algumas exceções.
— Os disgerminomas, que representam em torno de 15% dos casos e provocam comprometimento ovariano bilateral, costumam ser altamente sensíveis à quimioterapia convencional, por isso indica-se o tratamento quimioterápico adjuvante mesmo após a cirurgia — destaca.
Ao contrário do câncer de ovário epitelial, os tumores ovarianos de células germinativas têm alto potencial de cura mesmo nos casos avançados.
Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/noticia/2014/05/cancer-de-ovario-e-silencioso-e-de-dificil-diagnostico-4494370.html