A Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe, que terminaria na última sexta-feira (9), foi prorrogada em todo o Brasil pelo Ministério da Saúde com o intuito de aumentar o número de pessoas vacinadas no país. As vacinas estarão disponíveis até que a meta inicial, de 49,6 milhões de pessoas vacinadas, seja atingida.
De acordo com os dados divulgados na última quinta-feira (8), 21,3 milhões de brasileiros tomaram a vacina, o que corresponde a apenas 53,6% do objetivo. Em 2013, foram imunizadas 32.466.619 pessoas durante a campanha, superando a expectativa, que era de 31,3 milhões à época. Segundo o último levantamento parcial, divulgado na tarde de sexta-feira (9), 219.862 pessoas tomaram a vacina no ABC, o que corresponde a apenas 41,35% do total para a região.
De acordo com Ivani Maretti, 52, enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Santo André, no ano passado a campanha também foi prorrogada. “Tivemos uma cobertura ótima, 90% após a prorrogação”, disse. Segundo ela, outras estratégias estão sendo estudadas para que mais pessoas procurem os postos de saúde.
A campanha, que teve início no dia 22 de abril, tem como objetivo vacinar pessoas com mais de 60 anos, gestantes, mulheres que deram à luz até 45 dias, profissionais de saúde e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é segura e previne o agravamento da gripe e internações.
Fonte:http://www.metodista.br/rronline/noticias/saude/2014/05/campanha-da-vacina-contra-gripe-e-prorrogada-devido-a-baixa-adesao
0 comentários:
Postar um comentário