sexta-feira, 30 de dezembro de 2016
terça-feira, 6 de dezembro de 2016
5 de dezembro - Dia da Medicina de Família e Comunidade
MÉDICO DE FAMÍLIA PODE LIDAR COM ATÉ 90% DOS PROBLEMAS DOS PACIENTES
A cultura brasileira ainda é muito voltada para o atendimento do médico especialista, mas que a tendência, tanto da rede pública quanto da privada, é mudar esse cenário. A especialidade está no Brasil há 35 anos.
O médico que faz residência em medicina de família pode acompanhar, por exemplo, crianças, fazer prevenções ginecológicas, urológicas e, caso veja necessidade, encaminhar o paciente para um especialista. Em alguns países, esse profissional é chamado de clínico geral, médico generalista. Segundo especialistas, no Brasil esses termos viraram sinônimo de médico que não fez residência.
A ideia do Sistema Único de Saúde é baseada no médico de família, porém, a falta de profissionais especializados na área de medicina de família, ligada à falta de estrutura, acaba tornando a unidade básica de saúde um lugar de encaminhamento de pacientes para especialistas. Muitos países europeus e o Canadá usam um sistema baseado na medicina de família. Nesses lugares, cerca de 95% das pessoas têm seu médico generalista de confiança.
Apesar disso, há municípios como o Rio de Janeiro, Curitiba e Florianópolis que estão ampliando a atenção básica nesse profissional.
Fonte: http://www.brasil247.com/pt/247/saudeebemestar/162765/M%C3%A9dico-de-fam%C3%ADlia-pode-lidar-com-at%C3%A9-90-dos-problemas-dos-pacientes.htm
Fonte: https://www.ufrgs.br/telessauders/noticias/5-de-dezembro-dia-do-medico-de-familia-e-comunidade/
quinta-feira, 1 de dezembro de 2016
Campanha ‘Teste, trate, viva melhor’ no CMS Nicola Albano
A Prefeitura do Rio promove entre os dias 1º e 6 de dezembro a Campanha “Teste, trate, viva melhor”. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da realização de exames de HIV e sífilis e marcar o Dia Mundial da Luta contra a Aids – 1º de dezembro.
A campanha no CMS Nicola Albano se dará do dia 1º ao dia 3 de dezembro. Nos dias 1° e 2 de dezembro se dará exclusivamente no CMS Nicola Albano, nos horários da 8:00 ás 17:00. No sábado no CMS Nicola Albano, no anexo em frente a loja de ferragens e no Morro do Banco, nos horários de 8:00 às 12:00.
Mais informações sobre os locais de realização dos testes gratuitos podem ser obtidos pela central de atendimento da Prefeitura, no telefone 1746.
sexta-feira, 25 de novembro de 2016
25 de novembro - Dia Internacional contra a Exploração da Mulher
Foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia internacional contra a Exploração da Mulher, uma data dedicada à reflexão acerca das desigualdades e discriminações de gênero que ainda persistem em nossa realidade.
A mulher deve ser respeitada como ser humano, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuindo para a sua família.
Fonte:http://www.dev.onest.work/hugo/dia-internacional-contra-a-exploracao-da-mulher/
25 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE
O Dia do Doador Voluntário de Sangue é comemorado anualmente em 25 de novembro, no Brasil.
A data, além de homenagear as pessoas que reservam um tempinho do seu dia para doar sangue, também serve para informar e conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue.
Doar sangue é um ato de solidariedade humana, que ajuda a salvar milhares de vidas todos os dias, através das transfusões de sangue. Atualmente no Brasil, são doadas cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano, segundo dados do Pró-Sangue.
Quem pode doar sangue
Para doar sangue é necessário seguir algumas regras, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS):
- Homens e mulheres;
- Ter entre 16 e 68 anos;
- Ter acima de 50 quilos;
- Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV (AIDS), HTLV;
- Estar bem alimentado e descansado;
- Se estiver gripado, esperar no mínimo sete dias para poder doar sangue;
- As grávidas devem esperar entre 90 e 180 dias após o parto para doar sangue;
- Após uma doação de sangue as mulheres devem esperar 90 dias para voltar a doar, enquanto que os homens devem esperar no mínimo 60 dias.
Fonte: http://blogdodjalmalopes.blogspot.com.br/2015/11/25-de-novembro-dia-nacional-do-doador.html
segunda-feira, 14 de novembro de 2016
14 de novembro - Dia mundial do diabetes
Você sabe o que é diabetes?
O diabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose (açúcar) no sangue, que pode ocorrer pela falta de produção do hormônio insulina ou quando esse hormônio não é capaz de agir de maneira correta (resistência à insulina). A insulina é um hormônio produzido pelas células do pâncreas, e tem a função de promover a entrada de glicose nas demais células do nosso organismo para que esta possa ser utilizada na produção de energia.
Devido a esses dois tipo de defeitos que a insulina pode apresentar, a diabetes é classificada em dois tipos:
Tipo 1: ocorre mais frequentemente em crianças e adolescentes e é caracterizada ausência de insulina.
Tipo 2: é o tipo mais comum (até 90% dos pacientes diabéticos). Ela ocorre mais frequentemente em adultos e está associada à obesidade e o sedentarismo, porém cada vez mais tem se observado seu aparecimento em adultos jovens, devido principalmente pela má alimentação e falta de exercício físico.
Existem ainda outros tipos de diabetes como a gestacional (de causa ainda desconhecida, é diagnosticada durante a gravidez podendo ser transitória ou não), e diabetes associadas ao uso de medicações e a doenças relacionadas ao pâncreas.
Por isso é de extrema importância a prevenção do diabetes, que é simples e deve ser praticada rotineiramente:
- Praticar atividades físicas,
- Manter uma alimentação saudável (troque os alimentos industrializados e ricos em açúcar por alimentos em integrais e em sua forma natural),
- Utilizar medicações prescritas por seu médico,
- Evitar o consumo de álcool,
E, para aqueles pacientes que possuem história familiar e idade acima de 45 anos é recomendado, além do que já foi citado acima:
- Não fumar
- Controlar a pressão arterial
- Evitar medicamentos que possam agredir o pâncreas (leia a bula)
- Controle da glicose (consulte um médico regularmente).
Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/temperinhogourmet/2014/11/14/dia-mundial-do-diabetes-saiba-como-prevenir-a-doenca/?topo=52
segunda-feira, 7 de novembro de 2016
Novembro Azul
Há alguns anos, entidades médicas, como a Sociedade Brasileira de Urologia, e a sociedade civil promovem a campanha Novembro Azul. A ideia é ótima: conscientizar os homens sobre a necessidade de adotar medidas de promoção e prevenção de doenças. Contudo, o problema é o carro chefe da campanha, o rastreamento universal de todos os homens acima de 50 anos para prevenir o câncer de próstata.
Primeiro, é importante explicar o que é rastreamento. Significa procurar doenças em quem não tem sinais ou sintomas, investigar quem não está sentindo nada. É muito diferente de investigação clínica, quando a pessoa tem alguma queixa. No caso do novembro azul, significa fazer, uma vez ao ano, exame de PSA e toque retal em todos os homens acima de 50 anos.
Entretanto, se olharmos descuidadamente, tudo parece muito lógico. Prevenir não é o melhor remédio? O câncer de próstata é muito frequente – no Brasil são registrados 69 mil novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA. É possível descobrir o câncer em estágios iniciais com o PSA e o toque retal. E é possível curar os pacientes com cirurgia.
Então, por que não fazer?
A primeira questão é que o PSA pode estar alterado mesmo quando temos uma doença benigna da próstata. Mesmo quando realizado junto ao toque retal (palpação da próstata), o exame de PSA não consegue identificar de maneira precisa a presença de câncer. Isso significa que muitos pacientes sem câncer deverão fazer uma biópsia de próstata porque o toque retal e/ou o PSA está falsamente alterado.
A segunda questão – e mais importante – é que o câncer de próstata, na maioria das vezes, é um tipo de câncer de crescimento lento, que surge em idades avançadas. E o que isso significa? Significa que é mais provável que a pessoa morra com o câncer de próstata, até assintomático, e não do câncer de próstata. Mesmo descobrindo câncer em mais gente com o rastreamento (uma verdade) nós não conseguimos diminuir a mortalidade desses homens, pois eles morrem por outros motivos mais frequentes.
Então, de que adianta procurar e achar o câncer, se não fazemos as pessoas viverem mais?
E o pior não é isso, mas sim as consequências de tirar a próstata (prostatectomia). Essa cirurgia tem uma taxa alta de complicações, principalmente incontinência urinária (perda involuntária de urina) e impotência sexual. Como resultado final, temos: mais homens descobrindo que têm câncer de próstata, mais homens tendo complicações com a cirurgia de retirada da próstata (incontinência e impotência) e, no final, morre a mesma quantidade de pessoas (vivendo pior).
Homens que solicitam realização do PSA devem receber informação qualificada do médico assistente sobre riscos e benefícios do rastreamento, considerando fatores de risco individuais e expectativa de vida. A utilização de representações gráficas é útil para demonstrar tais informações.
Essa deve ser a verdadeira mensagem do Novembro Azul! Assim como buscar ter uma boa alimentação, fazer exercícios físicos, não fumar, cuidar do peso, sorrir e viver a vida em sua plenitude!
Fonte: https://www.ufrgs.br/telessauders/noticias/por-que-o-novembro-azul-traz-tanta-polemica/
segunda-feira, 17 de outubro de 2016
17/10 - Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância
O que fazer em caso de Abuso
- Incentive a criança a falar livremente o que se passou, sem externar comentários de juízo
- Demonstre que esta compreendendo a ajuda da criança e levando muito a serio o que esta dizendo
- Assegure a criança que ela fez bem em contar o ocorrido pois, ela pode se sentir culpada por revelar o segredo, diga enfaticamente a criança que ela não culpa pelo abuso sexual.
Como identificar
- Inquietação, tristeza profunda e isolamento.
- Sexualidade precoce nas crianças menores e exarcrbada nas crianças maiores
- Resistência para realizar exames médicos
- Fugas constantes e resistência para voltar para casa
- Rebeldia/agressividade
- Mudanças repentinas de comportamento
- Choro frequente
- Habito de urinar na cama
- Problemas de sono(pesadelo, insonia)
Como e quando falar com as crianças
- Entre 18 meses e 3 anos, ensine a elas o nome da parte do corpo
- Entre 3 e 5 anos, converse sobre as partes privadas do corpo. Diferencie o que e ~o bom e o mal toque~
- Apos 5 anos, a crian;a deve ser informada sobre a sua segurança pessoal e as principais situações de risco.
Como denunciar
Procure uma unidade de saúde próximo a sua casa,e se informe, o profissional de saúde que o atender tem o dever de notificar e chamar a autoridade de policia
Fonte https://saudeibipora.wordpress.com/2011/10/17/semana-nacional-de-prevencao-da-violencia-na-primeira-infancia/
terça-feira, 11 de outubro de 2016
11 de outubro - Dia Nacional de Prevenção da Obesidade
Obesidade
Como prevenir
E qual a melhor estratégia para prevenir a obesidade? A modificação do estilo de vida, incluindo alimentação saudável e prática de atividade física. Seguem 10 dicas:
- Faça 5 a 6 refeições por dia, com intervalo de 3 a 4 horas;
- Adote uma dieta saudável, rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais e carnes magras;
- Evite comer frituras, massas, pães e doces em excesso. Diga não a alimentos processados e fast food;
- Troque o refrigerante por suco de fruta natural ou água;
- Mexa-se! Pratique 30 minutos de exercício físico 4 a 5 vezes por semana. Mas, antes de iniciar qualquer atividade, é preciso passar por avaliação de um médico clínico ou cardiologista;
- Evite comer sentado em frente a TV ou computador;
- Utilize mais vezes a escada, ao invés de elevador. Isso aumenta a queima de calorias;
- Reduza o tamanho das porções dos alimentos;
- Não faça compras de alimentos nos supermercados antes das refeições. Isso evita a compra de alimentos mais calóricos;
- Compre um pedômetro (aparelho que conta os passos) e procure andar 10.000 passos por dia. Comece com um número menor de passos e aumente gradativamente.
Não deixe para depois. Adote uma vida mais saudável já! Procure um especialista para te ajudar.
A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Dentre os fatores que causam a obesidade estão os nutricionais, fisiológicos, genéticos, psiquiátricos e psicológicos, comportamentais e ambientais.
Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do Índice de Massa Corporal (IMC). Consideram-se obesas as pessoas com IMC superior a 30. Já as que têm IMC entre 25 e 29,9 são e portadoras de sobrepeso.
segunda-feira, 10 de outubro de 2016
10 de outubro - Dia mundial da saúde mental
A Saúde Mental pode ser definida como um conjunto de ações para prevenir tratar ou minimizar o sofrimento das pessoas que possuem ou atravessam algum problema psiquiátrico. Entre esses problemas estão asdepressões, as psicoses, os transtornos ansiosos e a dependência às mais variadas drogas, como álcool, crack, maconha, cocaína, estimulantes, remédios, etc.
Vale lembrar que transtorno mental não afeta somente uma parte da população e que qualquer pessoa pode desenvolver qualquer uma dessas patologias. Atualmente os transtornos psiquiátricos estão entre os que mais afastam do trabalho. Vamos tomar alguns dados da OMS pra ilustrar. Segundo a organização, a depressão afeta 340 milhões de pessoas e leva a 850 mil suicídios por ano no mundo; 2 a 4% da população mundial sofrem de Síndrome do Pânico; 6 milhões de brasileiros são dependentes de drogas.
Os dados são sempre alarmantes e apontam para necessidade de ações preventivas, de combate contra o preconceito e do fortalecimento de serviços como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Residências Terapêuticas (RT) e a criação de leitos de saúde mental em hospitais gerais. Precisamos ainda fechar as instituições que segregam e isolam o louco, ou seja, os manicômios, sendo que este é o um dos eixos da política brasileira de saúde mental instituída pela Portaria Ministerial nº 10.216.
Fonte: Blog do ZéDudu
10/10 - Outubro Rosa
As Mulheres mais poderosas do mundo aderiram a Campanha "Outubro Rosa"! Mês que simboliza a Luta pela Conscientização e Prevenção do Câncer de Mama.
Participe você também, fazendo seus exames de mamografia e consultando seu médico! Sua saúde é seu maior BEM!
Venha ao CMS Nicola Albano, toda quinta-feira, com a Enfermeira Raymunda, de 8:00 às 12:00.
segunda-feira, 3 de outubro de 2016
sábado, 1 de outubro de 2016
01/10 - Dia Interamericano da Àgua
O Dia Interamericano da Água é uma "celebração da água" na região das Américas, cujo propósito principal é o de sensibilizar a população sobre a importância de conservar este valioso recurso natural.
Alem disso:
- Chamar a atenção sobre o tema e os problemas relacionados com sua escassez e qualidade.
- Mobilizar a opinião pública sobre a importância da água, e as medidas indispensáveis para melhorar a conservação, preservação e proteção dos recursos hídricos e da qualidade da água para consumo humano.
- Fomentar campanhas para evitar/reduzir a contaminação da água, especialmente no tema relacionado à vigilância e controle dos riscos de diversas doenças bacterianas e parasitarias transmitidas pela água.
- Mobilizar para que governos, organismos internacionais e não governamentais, setor privado e comunidades em geral participem de celebrações sobre o Dia Interamericano da Água trabalhando em conjunto para a melhoria da qualidade da água e acesso universal à para consumo humano além da garantir a qualidade na gestão dos serviços da região.
Fonte: http://resenf.blogspot.com.br/2015/10/2-de-outubro-dia-interamericano-da-agua.html
01 de outubro - Dia Internacional da Doação do Leite Humano
Instituído pelo Ministério da Saúde através da portaria nº 1893, 2003, o Dia Nacional de Doação de Leite Humano é comemorado em 1º de outubro. A data traz diversas ações de sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano, além de ser uma iniciativa a mais para a promoção do aleitamento materno.
Este não é o único dia que celebra a doação. Em 19 de maio, comemora-se mundialmente a doação de leite materno. São mais de 20 países agindo em prol deste ato de amor e generosidade, que salva diversas vidas.
O leite materno é essencial para proteger recém-nascidos porque alimenta e protege contra diarreia, infecções respiratórias, diabetes e alergias. Anualmente, o país coleta mais de 160 mil litros de leite humano, com qualidade certificada, que são distribuídos a mais de 175 mil recém-nascidos.
De acordo com a coordenadora do controle de qualidade do Banco de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueira, Danielle Aparecida da Silva, trabalhar nessa rede é dar oportunidade de vida a crianças, já que além do alimento, o leite humano traz também fatores de proteção e defesa.
“A mãe de um recém-nascido prematuro, que não desenvolveu leite, passa por um período de angústia, de medo pela saúde do seu bebê. A outra mãe, que é doadora de leite, além de salvar vidas, está oferecendo segurança e tranquilidade para os pais dessas crianças, ela está compartilhando amor”, diz.
As doações, conforme Silva, podem ser feitas tanto em casa (seguindo as orientações de higiene abaixo), quanto nas unidades da rBLH-BR. “A maioria dos Bancos de Leite possuem meios de transporte para retirar as doações nas casas das próprias voluntárias. Como o leite pode ficar congelado por até 15 dias, é possível juntar uma semana de leite materno e solicitar a retirada no Banco de Leite mais próximo”, conta.
Saiba como doar
- Escolha um frasco de vidro com tampa plástica, pode ser de café solúvel ou maionese;
- Retire o rótulo e o papelão que fica sob a tampa e lave com água e sabão, enxaguando bem;
- Em seguida, coloque em uma panela o vidro e a tampa e cubra com água, deixando ferver por 15 minutos (conte o tempo a partir do início da fervura);
- Escorra a água da panela e coloque o frasco e a tampa para secar de boca para baixo em um pano limpo;
- Deixe escorrer a água do frasco e da tampa. Não enxugue;
- Você poderá usar quando estiver seco.
O frasco com o leite retirado deve ser armazenado no congelador ou freezer. Para novas retiradas de leite para doação, um novo recipiente esterilizado deve ser usado na coleta. O armazenamento de mais de uma coleta pode ser feito no mesmo frasco. Para isso, basta etiquetar o volume e a data de cada coleta. O leite pode ficar armazenado congelado por até 15 dias.
* Com informações do Portal Brasil
01 de outubro - Dia internacional do Idoso
Quando a velhice chegar, aceite-a, ame-a. Ela é abundante em prazeres se souberes amá-la. Os anos que vão gradualmente declinando estão entre os mais doces da vida de um homem. Mesmo quando tenha alcançado o limite extremo dos anos, estes ainda reservam prazeres.
Fonte: https://www.mensagenscomamor.com/mensagem/178529
quinta-feira, 29 de setembro de 2016
29 de setembro - Dia Mundial do Coração
No dia 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração. Essa parte do corpo exige atenção redobrada principalmente nos momentos de fortes emoções. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são as principais motivadoras de mortes no mundo.
Entre os efeitos da adrenalina, pode se destacar a redução do diâmetro das veias e artérias, o que aumenta o fluxo de sangue em órgãos nobres como o coração e cérebro; além disso, o coração passa a bater mais rápido e com mais força.
O aumento da frequência e da força da contração provoca uma maior necessidade de nutrientes e de oxigênio pelo coração, ou seja, seria como se trabalhássemos mais pesado em um determinado dia e sentíssemos mais fome. “Caso o indivíduo tenha um estreitamento das artérias do coração, ele não conseguirá suprir essa necessidade maior de energia, o que pode desencadear uma angina pectoris (dor no peito) ou até mesmo um infarto agudo do miocárdio.”
Recomendações – Independente do nível de estresse ou emoção que a pessoa esteja vivendo, é recomendável fazer uma consulta de rotina para ajuste das medicações para hipertensão arterial (HAS), insuficiência cardíaca, arritmias, doença arterial coronariana, entre outras. É aconselhável também não exagerar no sal, na gordura e no álcool. As bebidas alcoólicas merecem cuidados redobrados, pois funcionam como um vasoconstrictor (diminuição do diâmetro das veias e artérias) e um estimulante, o que pode piorar os quadros hipertensivos, arritmias e infartos.
Fique atento aos seguintes sintomas:
- Palpitações
- Tontura
- Dor no pé
- Mal-estar Geral
- Ansiedade excessiva
- Na constatação desses sinais, é necessário procurar atendimento médico para esclarecimento do quadro.
Fonte: http://www.pereirabarreto.sp.gov.br/noticias/23-saude/4099-dia-mundial-do-cora%C3%A7%C3%A3o-%C3%A9-comemorado-nesta-segunda-feira.html
terça-feira, 27 de setembro de 2016
27 de setembro - Dia Nacional da Doação de Órgãos
Os dados oficiais do Ministério da Saúde demonstram que entre janeiro a junho de 2015, 4.672 potenciais doadores foram notificados, resultando em 1.338 doadores efetivos de órgãos. Essas doações possibilitaram a realização de 12,2 mil transplantes, fazendo com que crescem os procedimentos de órgãos mais complexos como pulmão, coração e medula óssea. Nesse mesmo período, o Brasil alcançou a maior porcentagem de aceitação familiar, que foi de 58%, superando os demais países da América Latina.
No caso dos doadores efetivos, o Brasil atingiu o percentual de 14,2 doadores por milhão de população (pmp), superando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde em 2011, que segue os padrões internacionais. O país hoje possui a maior taxa de aceitação familiar para doação de órgãos da América Latina. Em 2014, 58% das famílias brasileiras optaram por doar os órgãos dos seus familiares, enquanto, em 2013, o índice era de 56%. Esses percentuais são de 51% na Argentina, 47% no Uruguai e 48% no Chile. Atualmente, 95% dos procedimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tornando o país referência mundial no campo dos transplantes e maior sistema público do mundo.
Qualquer pessoa pode doar órgãos, desde que concorde com a doação e que não prejudique a sua saúde. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, e da medula óssea ou parte do pulmão. De acordo com a legislação, parentes até o quarto grau podem ser doadores. Não parentes, somente com autorização judicial. Nos casos dos doadores falecidos, é preciso a constatação de morte encefálica, geralmente vítimas de dano cerebral irreversível, como traumatismo craniano ou acidente vascular cerebral (AVC), e é necessário o consentimento da família.
A rede brasileira conta com 27 Centrais Estaduais de Transplantes (todos os estados e Distrito Federal), além de Câmaras Técnicas Nacionais, 510 Centros de Transplantes, 1.113 equipes de Transplantes e 70 Organizações de Procura de Órgãos (OPOs). Com a ampliação do acesso, o número de pessoas aguardando por um transplante no país caiu 36% nos últimos quatro anos. O controle do atendimento aos pacientes é realizado pelas Centrais Estaduais de transplantes, que mantém em seus cadastros todas as informações sobre compatibilidade e situação de saúde do paciente.
O transplante de córnea é o que mais apresenta redução da lista de espera, isso porque cinco estados zeraram a fila por esta cirurgia em 2014. É o caso de Minas Gerais, Acre, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Pernambuco.
quarta-feira, 21 de setembro de 2016
21 de setembro - Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência.
Os seres humanos não são fisicamente todos iguais, cada um de nós tem seu peso, sua altura, sua cor de pele. As pessoas deficientes talvez sejam um pouco mais diferentes, já que podem possuir sinais ou sequelas mais notáveis. Mas não podemos meramente transpor a realidade natural para a realidade social: esta última é por nós construída...Pensar numa sociedade melhor para as pessoas portadoras de deficiência é necessariamente pensar numa sociedade melhor para todos.
Fonte: http://eepclaudiobrandao.blogspot.com.br/2010/09/21-setembro-dia-nacional-da-pessoa.html
sábado, 10 de setembro de 2016
10 de setembro - Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
No Dia Mundial de Combate ao Suicídio, 10 de setembro, vale frisar que os números têm aumentando principalmente entre a população jovem. O suicídio é a terceira causa morte entre homens com idade de 15 a 29 anos e os distúrbios mentais estão associados a praticamente 100% de todos os suicídios registrados no país, contudo, embora o transtorno psiquiátrico seja condição necessária não é suficiente para o comportamento suicida.
Embora pouco se fale a respeito, o suicídio é mais comum do que se imagina em todo o mundo. No Brasil, é um problema de saúde pública com o registro de aproximadamente 9 mil suicídios por ano ou uma morte a cada hora.
O suicídio pode ser evitado em mais de 90% dos casos. Segundo dados da OMS, cerca de 805 mil pessoas cometem suicídio por ano. Em 2012, foram 11.821 mortes, sendo 9.198 homens e 2.623 mulheres. É a principal causa de morte entre jovens de 25 a 34 anos e a 15.ª causa no mundo. O suicídio passou a ser tratado como problema de saúde pública em 1990.
O Brasil é o oitavo país com mais episódios no mundo, mas em número de casos por 100 mil habitantes o país passa a ser o 113º do ranking mundial. No país é registrada uma ocorrência a cada 45 minutos. O estado do Rio Grande do Sul tem mais casos por habitantes. E o Rio de Janeiro, menos.
Fonte: ABP
quinta-feira, 8 de setembro de 2016
08 de setembro - Dia Mundial da Raiva
Iniciativas de combate à Raiva podem concorrer a premiação do Dia Mundial da Raiva
A Raiva é uma doença viral transmitida por meio da saliva ou tecidos do sistema nervoso de um mamífero infectado para outro mamífero, geralmente através de uma mordida. De acordo com a Aliança Global pelo Controle da Raiva (GARC), a doença é responsável por cerca de 59 mil mortes humanas por ano, quase todos transmitidos por mordidas de cão. Até 60% de todas as mortes por raiva são de crianças com idade inferior a 15 anos. A taxa de letalidade da enfermidade é de quase 100%, mas a Raiva é completamente evitável com vacinas modernas.
Felizmente, existem no mundo pessoas, profissionais e instituições que se dedicam para prevenir doenças e salvar vidas. Se uma pessoa conhecer alguém ou uma organização que tenha feito um trabalho expressivo ou contribuído para prevenir a Raiva, pode indicar para participar do Prémio MSD Dia Mundial da Raiva, organizado pela Aliança Global pelo Controle da Raiva (Garc). A data especial é comemorada, anualmente, em 28 de setembro.
As candidaturas devem ser feitas por meio de formulários on-line, no site da instituição, até dia 04 de setembro. No total, serão oito prêmios no valor de mil e duzentos dólares (de US$ 1200). Serão oferecidos dois por região, um para pessoa responsável pelo trabalho e outro para a organização ou empresa envolvida.
Clique aqui para saber mais sobre os critérios de participação, regiões, inscrição e detalhes do prêmio.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
08 de setembro- Dia Nacional de Luta por Medicamento
O que são os medicamentos de alto custo ou excepcionais.
Os medicamentos de alto custo, dos quais sempre ouvimos falar, na televisão principalmente, e muitas vezes relacionados a desvios de verbas, ou coisas deste tipo, são como o próprio nome diz, medicamentos de valor elevado, por isso, possuem atenção especial.
O paciente consegue o medicamento de alto custo, de acordo com sua doença diagnosticada e que requer um tratamento caro, com medicamentos que possuem valor alto nos laboratórios, distribuidoras e farmácias.
Para conseguir medicamentos de alto custo é uma grande luta do cidadão, do usuário, reunir papéis, documentos que comprovem a doença, atestados médicos, comprovantes de internações, guias médicas e tantas outras papeladas que normalmente os estados exigem.
Os medicamentos de alto custo são padronizados pelo ministério da saúde, para tratamento de determinadas doenças, adquiridos pela secretaria de estado de saúde com recursos provenientes do nível federal e estadual.
Para quais doenças os medicamentos de alto custo são garantidos
O Sistema Único de Saúde (SUS) assegura medicamento para tratamento de algumas doenças, como por exemplo: insuficiência renal crônica, tratamento de hemodiálise, hepatite ‘C’, hemofilia, pacientes submetidos a transplantes, esclerose múltipla, anemia falciforme, psoríase, puberdade precoce e quimioterapias (câncer).
Como ter acesso aos medicamentos de alto custo
Depois de fazer todos os procedimentos, exames, consultas, e esclarecida a doença na unidade de saúde de referência, o usuário será cadastrado no programa de medicamentos excepcionais na gerência de insumos do SUS e entrará na agenda de recebimento deste tipo de medicamento.
Fonte: www.plugbr.net
segunda-feira, 5 de setembro de 2016
05 de setembro - Dia do Oficial de Farmácia
Foi publicado no dia 11 de agosto de 2014 no Diário Oficial da União a MEDIDA PROVISÓRIA Nº 653, DE 8 DE AGOSTO DE 2014 que sanciona a LEI Nº 13.021, DE 8 DE AGOSTO DE 2014
Esta lei é um marco para os profissionais farmacêuticos e para a população brasileira porque além de definir que toda Farmácia é um Estabelecimento de Saúde também obriga que todas as Farmácias e Drogarias tenham a presença de um responsável técnicoFarmacêutico Habilitado durante todo o horário de funcionamento do estabelecimento.
Determinando a importância da Assistência Farmacêutica nas Farmácias e Drogarias
Determinando a importância da Assistência Farmacêutica nas Farmácias e Drogarias
Fonte http://farmaceuticodigital.com/2014/08/farmacia-estabelecimento-de-saude.htmlArt. 5º No âmbito da assistência farmacêutica, as farmácias de qualquer natureza requerem, obrigatoriamente, para seu funcionamento, a responsabilidade e a assistência técnica de farmacêutico habilitado na forma da lei.