terça-feira, 1 de julho de 2014

01 DE JULHO - DIA DA VACINA BCG


No dia 1º de julho é comemorado o Dia da Vacina BCG. Essa é uma vacina de extrema importância, que previne a população contra as formas graves de tuberculose, e deve ser tomada ainda nos primeiros dias de vida.

A vacina é bastante segura, normalmente sem reações adversas, mas a formação de úlceras com difícil cicatrização e abscessos são as mais comuns.

Ela deve ser aplicada por via intradérmica, portanto dentro da pele. Isso é importante porque a injeção, quando feita muito profunda, está associada a maior risco de reações adversas. Deve ser administrada no braço direito, na altura da inserção inferior do músculo deltoide.

Devemos sempre suspeitar de tuberculose em caso de tosse persistente, que dura mais de duas ou três semanas, sem causa aparente e sem melhora com outros tratamentos. Normalmente, junto à tosse há emagrecimento, perda do apetite e febre, entre outros sintomas.

O tratamento é feito com medicamentos orais. Trata-se de uma combinação de quatro medicamentos. A duração do tratamento é de seis meses, normalmente, mas os pacientes melhoram bastante já nas primeiras semanas.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Boa Vista 190 - Alto da Boa Vista

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h

Telefones

Telefone: (21) 2484-2312 | 3389-0580

Tecnologia do Blogger.