domingo, 27 de julho de 2014

27 de julho-Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho



Nas últimas décadas, os acidentes de trabalho diminuíram muito graças às iniciativas preventivas, sobretudo depois da criação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs). Cada CIPA é composta por representantes dos trabalhadores e empregadores, que se preocupam em vistoriar situações de risco com máquinas, produtos químicos, bactérias, movimentação ou trabalho em grandes alturas, atividades realizadas no fundo do mar, em indústrias, em hospitais ou em escritórios. As CIPAs informam os trabalhadores e empregadores mediante seus jornais e boletins, reuniões de classe e jornadas de treinamento, conscientizando-os sobre os riscos e os cuidados relacionados com cada atividade, fazendo-os participar nas medidas de promoção da saúde e prevenção de acidentes, fato que resulta não só em proteção como também em melhoria das condições de trabalho. 

A legislação brasileira é ampla na questão de acidentes de trabalho. É importante, pois, que o trabalhador conheça bem as leis, para fazer valer os seus direitos. Cabe a ele verificar se a sua empresa as cumpre corretamente e se mantém equipamentos de proteção coletiva, visando à proteção da saúde e da integridade da de todos. 

A legislação traz benefícios não só para os funcionários, como também para os patrões, visto que, ao ser respeitadas, há aumento da produtividade, menos desperdício, mais segurança, tranqüilidade e melhor convívio entre os trabalhadores.

Fonte: Paulinas

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