domingo, 27 de julho de 2014

GRUPO DE TABAGISMO


Para quem deseja parar de fumar, a boa notícia é que o Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Controle do Tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS), oferece tratamentos gratuitos em mais de três mil unidades públicas de saúde. O serviço, que já conta com a adesão de mais de 600 mil pessoas, inclui apoio psicológico e terapia com medicamentos, bem como atendimentos educativos e terapêuticos.

“Essa técnica tem como objetivo a detecção de situações de risco que levam o indivíduo a fumar, e o desenvolvimento de estratégias para o enfrentamento dessas situações, visando não só a cessação do tabagismo, mas também a prevenção de recaídas. Em casos específicos, podem ser utilizados medicamentos que servem de apoio a essa abordagem”,

Durante o atendimento no SUS, o paciente passa por uma consulta de avaliação individual, quando o profissional de saúde analisa a motivação do paciente em deixar de fumar, seu nível de dependência física à nicotina, se há indicação ou contraindicação de uso de medicamentos, além de colher sua história clínica. Após essa fase, é realizada uma abordagem intensiva, que consiste em sessões individuais, ou em grupo de apoio, coordenados por um ou dois profissionais de saúde.

São quatro sessões iniciais, estruturadas semanalmente, seguidas de duas sessões quinzenais, com os mesmos participantes. Para prevenção da recaída é feita uma reunião mensal aberta, com a participação de todos os grupos, até completar um ano. "Durante as quatro sessões iniciais, havendo indicação, é introduzido algum dos medicamentos utilizados no tratamento do tabagismo, sendo que, dependendo do caso, poderá haver combinação de medicamentos”.  No CMS Nicola Albano as reuniões de grupo de apoio são ministradas pela Dra. Luiza e ACS'S Ana Souza e Marcia Soares, as quintas-feiras.  As inscrições estão abertas para novo grupo que terá início no mês de setembro.  Qualquer dúvida fale com o seu Agente Comunitário de Saúde.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Boa Vista 190 - Alto da Boa Vista

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h

Telefones

Telefone: (21) 2484-2312 | 3389-0580

Tecnologia do Blogger.